Notícias

O índice marca recorde histórico e consolida o complexo portuário como um dos principais do país

O complexo portuário da Bahia alcançou, em 2014, uma movimentação equivalente a 40 milhões de toneladas. Um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, em que foram registradas 35,6 milhões. O resultado equivale à soma de cargas dos portos públicos e dos TUPs (Terminal de Uso Privado).

De acordo com a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), as unidades públicas atingiram 11,3 milhões de toneladas movimentadas e, pela primeira vez, o porto da capital baiana, Salvador, ultrapassou a barreira de quatro milhões. Aratu-Candeias movimentou mais de 6,4 milhões e, em Ilhéus, 506 mil toneladas. As movimentações nesses portos aumentaram, respectivamente, 9,7%, 11,5% e 27,8%, em relação a 2013.

Conforme a companhia, Ilhéus, que registrou o maior crescimento entre as unidades públicas, voltou a ser destino para a exportação da safra de grãos do Tocantins, do Goiás e do Oeste baiano.

O terminal de contêineres de Salvador diversificou o tipo das cargas movimentadas. Em 2014, exportou 52% da produção de frutas do Vale do São Francisco e a expectativa, para este ano, é ampliar para a safra de algodão do Oeste do Estado.

Já nos cinco terminais de uso privado instalados na Baía de Todos os Santos, a movimentação, segundo a Codeba, também foi recorde, atingindo 28,6 milhões de toneladas.

Fonte: Agencia NTC Notícias