É um canal de distribuição com ausência de intermediários entre o produtor e o consumidor, no qual o produtor assume as responsabilidades que normalmente são funções de um intermendiário.
Veja Acurácia
Proporcionalmente ao valor: taxa de seguro incidente sobre tarifas de frete ou alfandegárias, aplicada proporcionalmente ao valor total dos produtos.
A superfície que pode ser o piso ou plataforma de um palete onde as cargas são posicionadas.
É a área demarcada nos armazéns, próxima das rampas/plataformas de carregamento, onde os materiais que serão embarcados/carregados são pré-separados e conferidos, a fim de agilizar a operação de carregamento.
É a área demarcada nos armazéns, geralmente próxima da entrada, onde as embalagens, produtos e materiais recebidos são desembalados, separados, classificados e até reembalados de acordo com o sistema ou interesse de armazenamento do armazém/empresa.
Estrutura que mostra os níveis relevantes de agregação de determinada categoria de tipos de produtos.
A cadeia de abastecimento é constituída pelo conjunto de organzizações que mantém relações mútuas do início até o fim da cadeia logística, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores até o consumidor final.
É uma operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes, ou entre um CD e as lojas a serem abastecidas. A denominação cross docking (cruzar docas) deve-se ao fato dos produtos ao serem recebidos na doca de recebimento serem transferidas para a doca de expedição, onde são alocadas para serem distribuidas para o local de consumo, e em seguida distribuidas. Este tipo de operação exige muito planejamento e grande sincronia com os fornecedores em termos de cumprimento dos prazos de entrega e garantia da qualidade. Permitem significativa redução de estoques.
Porcentagem de atendimento de um pedido ou grupo de pedidos que pode ser completada (preparada e expedida). Para algumas empresas, em particular aquelas que vendem produtos muito similares, este índice é um indicador chave de serviço ao cliente.
É a porcentagem de linhas (itens de cada linha em um pedido do cliente) expedidas no prazo em relação ao número total de linhas do pedido.
Regra de expedição que calcula uma relação de prioridade, dividindo o prazo até a data de despacho pelo tempo esperado para conclusão do trabalho. Relações abaixo de um representam atraso; acima de um, representam antecipado adiantamento e igual a um, conforme o esperado.
Relação entre carga manipulada e limite de peso recomendado.
Fila originalmente programada entre o início da operação considerada e o prazo programado, dividido pelas horas restantes do tempo de atraso para uma tarefa.
Representa a relação entre a média do lote de produção e a média do lote de entrega.
É o tempo utilizado para fornecer a um requisitante produtos acabados para que ele possa fazer a entrega ao cliente. Isto pode ser igual ou menor à expectativa do cliente em relação ao lead time de reabastecimento. Mede-se dividindo o lead time do fornecimento atual pelo lead time de reabastecimento esperado pelo cliente. O alvo a atingir é um índice menor ou igual a um.
Durante a separação de um pedido, o percentual de pedidos ou linhas nos quais o atendimento foi alcançado a 100% na primeira coleta.
Ritmo de produção normalmente expressa em unidades, hora ou outra medida; por unidade de tempo, pode ser por hora, turno, dia, semana, etc.
É o tempo utilizado diretamente nas atividades de desenvolvimento, produção, converter e liberar os produtos para os clientes. O objetivo é agregar valor o tempo todo dentro de uma cadeia de abastecimento. Medido pela divisão do tempo de valor agregado de todo o sistema pelo lead time do fornecimento atual total. O alvo que se deve atingir é uma taxa de valor agregado igual a um.
Locker é um "armário de distribuição", e tem a função correspondente à antiga caixa postal dos Correios, em que o cliente tinha uma caixa postal numa agência perto de sua residência, e periodicamente passava para apanhar correspondências e encomendas, e neste caso o cliente possuia uma chave que abria a caixa postal. O locker está sendo muito utilizado na "last mile" (última milha" de distribuição de produtos, e 2 situações mais usadas: para clientes em que é difícil realizar entregas, pois saem para trabalhar e a residência não tem ninguém para receber e atestar o recebimento da encomenda; e para equipes de distribuição que apanham encomendas no locker e seguem para fazer as entregas na last mile. É um equipamento cuja abertura ocorre através do QR code gerado no momento da compra pelo cliente, ou do depósito para retirada por equipes de distribuição.
Conjunto de metodologias, processos, técnicas e ferramentas voltadas para a transformação digital da logística, e que resultam em mais eficiência, aumento de produtividade e menores custos. Por ex: machine learning, contratos inteligentes, bi data, torres de controle, inteligência artificial, etc
Palete concebido pelo Eng. Geraldo Vantine e encabeçado pela ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, em 1990, após vários anos de estudos. A verdadeira finalidade e importância PBR é a padronização do palete, a padronização do tamanho das carrocerias e intercambialidade entre empresas, e a possibilidade de formação de pool de páletes, ou seja, é um pálete reutilizável em uma rede aberta, onde as empresas mantêm relações comerciais entre si, trocam os seus páletes em suas entregas e recebimentos e produtos, reduzindo custos e criando agilidade em armazenagem, cargas e descargas. Mede 1,00 m x 1,20 capacidade de carga de 1.200 k, 4 entradas, peso máximo de 35 k. Na sua implantação possibilitou a redução de custos da ordem de 60% nos custos da operação.
Quantidade determinada para que ocorra o acionamento da solicitação do Pedido de Compra. Também determinado “Estoque Mínimo”.ou Ponto de Reposição
RFP (Request for Proposal) é a denominação de Requisitos para Propostas, e é comumente utilizada na metodologia Strategic Sourcing, embora possa ser utilizada em outras situações.
A RFP é um documento formal, que define informações sobre a Empresa e detalha os produtos e serviços a serem adquiridos de fornecedores externos. Ele estabelece os requisitos específicos que os fornecedores devem oferecer ao responder à oferta e descreve como a Empresa irá analisar as propostas recebidas.
A RFP (Request for Proposal), também é conhecida como Invitation to Tender (ITT) ou Request for Information (RFI). .
Embora a criação de uma RFP possa ser um processo longo e demorado, vale a pena o esforço para grandes compras e para contratos de fornecimento contínuos. Nesses casos, produz muitos benefícios, entre eles destacam-se:
RFx (Request For X = I, Q, P, F)
RFx é a forma que usualmente denominamos o grupo de ferramentas que são utilizadas para conhecermos melhor nossos fornecedores, capturar o preço e/ou entender melhor uma especificação durante um processo de compras. Quando incluímos o x no final da RF, isto significa que está representando o I de informação, P de Proposta, Q de Cotação (Quotation) ou F de Especificação (Feature).
TCO (Total Cost Ownnership) ou Custo Total de Propriedade é um conceito que nos direciona a avaliar a decisão de comprar com base em todos os custos incorridos na decisão. Comprar não é só avaliar preço, mas sim considerar o TCO.
Não há uma fórmula para calcular o TCO, nem uma metodologia para listarmos os elementos que incidirão no cálculo. Cada situação nos mostrará a existência de custos específicos compondo o TCO. Em regra, podemos agrupar os custos em 4 grandes grupos: custos de aquisição, implantação, uso e descontinuidade. Para calcularmos o TCO devemos considerar, além do preço, no mínimo, os seguintes componentes: frete, seguros, diferença de impostos, garantias, embalagem, condições de pagamento, custos de manutenção, treinamento, suporte técnico, e todos os outros eventuais custos diretos ou indiretos que incidem sobre o item a ser adquirido.
No gerenciamento de projetos, é a data mais tarde de término da atividade sem que o prazo total do projeto seja comprometido.