Notícias

O ministro da Fazenda Joaquim Levy disse, na manhã da última sexta-feira, que o governo vai aumentar o foco em infraestrutura como forma de aumentar investimentos

O ministro da Fazenda Joaquim Levy disse, na manhã da última sexta-feira, que o governo vai aumentar o foco em infraestrutura como forma de aumentar investimentos e diminuir custos sistêmicos da economia. Para tanto, ele afirmou que neste ano será preciso “destravar os portos”, que possuem uma boa legislação e alta procura por parte de investidores estrangeiros.

“Tem havido enorme interesse em investimentos em terminais próprios. É necessária certa reotimização nos portos públicos. A reforma dos portos da época do Itamar foi mais do que sucesso no Brasil. Agora, a indústria de transporte de carga mudou dramaticamente de 20 anos para cá, assim como a exigência dos nossos parceiros. Então a otimização física dos portos é um assunto que temos que resolver o mais rápido possível”, disse durante palestra a investidores e empresários promovida pelo Bradesco BBI, em São Paulo.

Levy citou que a equipe econômica está “modernizando” o Recof, programa da informática que sistematiza e dinamiza os tributos a serem pagos por empresas que realizam operações de comércio exterior. Deve ser diminuído o piso para uma empresa participar do Recof, que atualmente é de US$ 20 milhões anuais de exportaçãos. “O Recof existe apenas para poucas empresas. Queremos aumentar e fazer isso de modo automático, e não produto por produto como é hoje”, afirmou.

Tratados comerciais também estão no radar da equipe econômica e são vistos como uma forma de aumentar a corrente de comércio e a exportação do Brasil. “Há entendimento de que vamos ter que fazer acordos comerciais. EUA está fechando um grande acordo com Europa, temos vizinhos com inúmeros acordos bilaterais e a Colômbia está se movendo para isso”, disse.

Fonte: Valor Economico