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Resumo: Para que qualquer Organização se mantenha competitiva no mercado e alcance resultados  positivos, é fundamental realizar sistematicamente a avaliação do Contexto da Organização, de modo a identificar a influência dos ambientes externo e interno, visualizar oportunidades e ameaças, e poder definir as ações estratégicas para aumentar a probabilidade de obter bons resultados. A ISO 9001: 2015, na sua crescente intenção de incorporar questões estratégicas à estrutura do SGQ, incluiu um novo requisito denominado Contexto da Organização. Para a caracterização efetiva do Contexto da organização há necessidade de aplicar ferramentas que permitam um bom desenho dos ambientes e com essa aplicação possa melhorar a visão estratégica da Organização.

Autores: FERNANDEZ, Fernando A; QUEIROZ, Ivo

 


Resumo:  Observa-se que a grande maioria dos livros de administração, especialmente os de Planejamento Estratégico, apresenta a matriz BCG apenas superficialmente e, além disso, não entra em seus aspectos quantitativos. Ao mesmo tempo, os gestores, e em particular os gestores financeiros, estão se preocupando com a adição de valor para o acionista e a importância do fluxo de caixa – em detrimento dos lucros contábeis, para a Empresa. Este artigo busca satisfazer ao espaço não preenchido pelos livros e a fornecer uma abordagem completa da matriz BCG, tanto em seus aspectos qualitativos, quanto em seus aspectos quantitativos. Para tanto foi desenvolvido um método passo a passo para se elaborar a Matriz BCG. A Matriz BCG se tornou, e ainda é o modelo de carteira de produtos (portfólio de produtos) mais utilizado na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos, e é uma poderosa ferramenta para definir ações estratégicas na construção de um Planejamento estratégico.

Autor: AMBROSIO, Aluisio; AMBROSIO, Vicente