Artigos

Resumo: Será que temos plena consciência das inúmeras falhas do nosso processo de comunicação? Será que já paramos para pensar nas perdas decorrentes dessa comunicação deficiente? Comunicação – nunca é demais repetir – só ocorre quando há a recepção da mensagem, e não quando ela é apenas emitidaE este processo, muitas vezes negligenciado, requer que estejamos atentos para para a emissão da mensagem, como da recepção. Assim, a habilidade de ouvir bem deve ser sempre melhorada para garantir bons resultados sempre que estivermos conversando e negociando.

Autor: BARBOSA, Ruy Fernando

 


Resumo:  A Negociação é um processo que se repete muitíssimas vezes no nosso cotidiano, algumas mais complexas e importantes, mas todas seguem a mesma lógica, e muitas vezes não nos apercebemos os erros cometidos para permitir uma reflexão e a melhoria do desempenho na próxima oportunidade. Assim tomar conhecimentos dos pecados capitais mais cometidos pelos negociadores brasileiros é uma oportunidade potencial para melhoria.

 

Autor: WANDERLEI, José Augusto

 


Resumo: A experiência obtida nas várias sessões de negociação mostra a necessidade de um instrumento que possa ajudar os negociadores na avaliação da eficiência de suas transações. Não importa muito qual o tipo de negociação (produtos, serviços, idéias, etc.), ou a área em que ela ocorre (compras, vendas, governo, etc), o essencial é fazê-la passar pelo crivo de um roteiro de avaliação.

Autor: JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta