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Resumo: Este artigo analisa o comportamento de um elo da cadeia de suprimentos de garrafas PET (Polietileno Tereftalato), para refrigerantes, do ponto de vista do fabricante das embalagens, sob a ótica do chamado “efeito chicote”, explorando as repercussões sobre os estoques, causadas pela variabilidade da demanda num determinado período. Com esse objetivo apresenta-se um cálculo para dimensionamento do “efeito chicote”, aplicado a dois níveis da cadeia estudada, o que resultou em um fator de intensidade de 4,60 para a demanda de garrafas PET no período de janeiro a dezembro de 2010. Tais oscilações foram projetadas para o evento da Copa do Mundo de 2014, quando os níveis de demanda estarão sensivelmente ampliados. Como forma de minimizar a variabilidade da demanda causada por tal efeito, foram propostas algumas ações de gerenciamento dentro da cadeia de suprimentos, que sugerem a disseminação de informação entre seus membros e a integração das empresas, desde os fornecedores de matérias-primas até o cliente final, a partir da premissa de que a disseminação de informações na cadeia poderá reduzir o “efeito chicote”.

Autor: CRUZ, Milton da Silva; TRAVASSOS, X. L.; PASSOS, Francisco Uchoa