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Resumo: A ideia de processo tem estado presente nos textos e nas discussões sobre Administração de Empresas nos últimos anos. É praticamente impossível evitar temas como redesenho de processos, organização por processos e gestão por processos. Essa ideia, no entanto, não é nova e tem raízes na tradição da engenharia industrial e no estudo dos sistemas sociotécnicos. Embora muito presente, o conceito de processo não tem uma interpretação única, e a variedade de significados encontrados tem gerado inúmeros mal-entendidos. Este artigo propõe-se a facilitar a compreensão do assunto, oferecendo um quadro organizado de definições e aplicações para o conceito de processo empresarial.

Autor: GONÇALVES, José Ernesto

 


Resumo: Com a Gestão por Processos, as empresas podem responder às diversas mudanças impulsionadas pela globalização ao direcionar e integrar os processos críticos de sucesso em si, a estrutura organizacional da empresa, a organização do trabalho, a gestão de pessoas, cultura e valores, entre outras dimensões, para a satisfação do cliente final. A maioria das empresas ainda se organiza por funções ao invés de processos. Por intermédio da Gestão de Processos, estas empresas funcionais podem passar a orientar-se por processos e integrar todo o negócio. A presente pesquisa tem como objetivo levantar a maneira como a Gestão por Processos pode ser implementada em uma empresa varejista de colchões na cidade de Ribeirão Preto. Objetiva também obter conhecimentos sobre processos e a Gestão por Processos, apontar as diferenças entre empresas funcionais e empresas orientadas por processos, identificar algumas metodologias de implementação da Gestão por Processos e compreender a realidade da empresa estudada. A Gestão por Processos posiciona os processos no centro da organização, modifica a estrutura da empresa alinhando os objetivos e compreendendo o negócio como um todo. A maneira como deve ser implementada a Gestão por Processos dá-se com escolha de uma metodologia compatível a realidade da empresa estudada. Porém, inúmeros benefícios, assim como riscos são encontrados em sua implementação. Os principais benefícios são relacionados à priorização dos processos, à ênfase nos resultados e à maior agregação de valor para os clientes. Alguns dos riscos estão associados à falta de efetiva mudança, à má utilização da Gestão por Processos e aos “sete pecados mortais da administração”. Este trabalho evidenciou que a empresa estudada possui diversas características desejáveis nas empresas, todavia, apresenta muitas possibilidades de melhoria que podem ser alcançadas mediante a abordagem considerada de orientação para processos.

Autor: LOUZADA, Camila Cristina

 


RESUMO: Já ouviu algo a respeito de métodos ágeis? Eles são responsáveis pelo aumento de produtividade e melhoria nos resultados de muitos projetos e negócios. Porém, para entender perfeitamente como eles funcionam é preciso saber que ser ágil não significa necessariamente ser rápido.

Autor: BARBOZA, Victor


Resumo:  Em projetos envolvendo modelagem e análise de processos de negócio é imprescindível que a equipe tenha a compreensão correta dos processos ponta a ponta da organização para uma visão precisa do negócio. Esta compreensão pode ser obtida com uma coleta de informações realizada ao longo do esforço de forma consistente, caso contrário alguma informação importante poderia faltar, e seria difícil fornecer uma visão clara do negócio

Autor: REZENDE, Frederico

 


Resumo: Este texto, uma continuação do artigo “As empresas são grandes coleções de processos” (Gonçalves, 2000), resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostra os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e como identificar em qual deles a empresa está, estabelece as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais e apresenta argumentos objetivos e critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar

Autor: GONÇALVES, José Ernesto Lima