Publicações Gestão da Qualidade

100% Cliente
ALMEIDA, Sergio. 100% Cliente. Salvador: Casa da Qualidade, 2004.

5S – Housekeeping: roteiro para uma implantação bem sucedida
RIBEIRO, Haroldo. 5S – Housekeeping: roteiro para uma implantação bem sucedida. Salvador: Quality House, 1994

5S na prática
HIRANO, Hiroyuki. 5S na prática. São Paulo: IMAM, 1994.

A Auditoria da Qualidade
MILLS, Charles A. A Auditoria da Qualidade. São Paulo: Makron, 1994.

A empresa totalmente voltada para o cliente
WHITELEY, Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente. São Paulo: Campus, 1992.

A implantação da qualidade e da produtividade pelo método do Dr. Deming
MIRSHAWKA, Victor. A implantação da qualidade e da produtividade pelo método do Dr. Deming. São Paulo: McGraw Hill, 1990.

A implementação do 5S na prática
HANYU, Naoyuki & JOIZUMI, Yoichi & OHMORI, Y. A implementação do 5S na prática. Japan Institute for Plant Maintenance. Salvador: Tradução pela CEMAN, 1992. .

A nova economia para a industria, o governo e a educação.
DEMING, W. Edwards. A nova economia para a industria, o governo e a educação. Rio de Janeiro: QualityMark, 1997

A qualidade desde o projeto – os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviço
JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto – os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

A supplier certification
MAASS, Richard & BROWN, John O. & BOSSERT, J.L. A supplier certification – a continuo improvement strategy. Quality Press ASQC, 1990.

Abrindo a Empresa para o Consumidor
ZULZKE, Maria Lucia. Abrindo a Empresa para o Consumidor. Rio de janeiro: QualityMark, 1991.

Administração de serviços
NORMANN, Richard. Administração de serviços – estratégia e liderança na empresa de serviços. São Paulo: Atlas, 1993.

Administração estratégica de serviços
GIANESI, Irineu & CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994.

AH! Eu não acredito!
ALMEIDA, Sergio. AH! Eu não acredito!. Salvador: Casa da Qualidade, 2001.

Analise de variância: comparação de várias situações
WERKEMA, Maria Cristina C.; DRUMOND, Fatima Brant; AGUIAR, Silvio. Analise de variância: comparação de várias situações. Belo Horizonte: FCO, 1996

Aperfeiçoando processos empresariais
HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

As 7 ferramentas estatísticas para o controle da qualidade
VIEIRA, Sônia & WADA, Ronaldo. As 7 ferramentas estatísticas para o controle da qualidade. Brasilia: QA&T, 1991.

As sete ferramentas do planejamento da Qualidade
DELLARETTI FILHO, Osmario. As sete ferramentas do planejamento da Qualidade. Belo Horizonte: FCO, 1996.

Assassinatos na hotelaria
COIMBRA, Ricardo. Assassinatos na hotelaria (ou como perder seu hospede em oito capítulos). Salvador: Casa da Qualidade, 1998

Atendimento ao cliente – 12 degraus para o sucesso
SCALLY, Mike; HOPSON, Barrie. Atendimento ao cliente – 12 degraus para o sucesso. São Paulo: Nobel. 1995.

Auditoria da Qualidade – conformidade agregando valor
O’HANLON, Tim. Auditoria da Qualidade – conformidade agregando valor. São Paulo: Saraiva, 2005.

Auditorias da Qualidade
REBELO, Antonio R.C. REBELO, Antonio R.C. Auditorias da Qualidade. Rio de Janeiro: QualityMark, 1994.

Auditorias de SIstemas de Gestão
CERQUEIRA, Jorge Pedreira de; MARTINS, Marcia Copello. Auditorias de SIstemas de Gestão – ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO / IEC 17025, SA 8000, ISO 19011. Rio de Janeiro: QualityMark, 2004.

Avaliação da Qualidade de medidas
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Avaliação da Qualidade de medidas. Belo Horizonte: FCO, 1996 .

Benchmarking
SPENSOLINI, Michael J. Benchmarking. São Paulo: Makron, 1993.

Benchmarking
FPNQ. Benchmarking – Relatório do Comitê Temático. Rio de Janeiro: QualityMark, 2005.

Benchmarking – o caminho da Qualidade
CAMP, Robert C. Benchmarking – o caminho da Qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1989.

Benchmarking – uma ferramenta para a melhoria contínua
LEIBFRIED, Kathleen H.J. & MCNAIS, C.J. Benchmarking – uma ferramenta para a melhoria contínua. São Paulo: Campus, 1994

Benchmarking estratégico
WATSON, Gregory H. Benchmarking estratégico. São Paulo: Makron, 1994

CCQ – Uma realidade brasileira
DRUMOND, Regina C. CCQ – Uma realidade brasileira. Belo Horizonte: Mazza, 1986. DRUMOND, Regina C. Qualidade e produtividade – jogos empresariais. Belo Horizonte: Mazza, 1993.

CEP para processos contínuos e em bateladas
RAMOS, Alberto Wunderler. CEP para processos contínuos e em bateladas. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

Círculos de Controle da Qualidade – CCQ
ABREU, Romeu Carlos Lopes de. Círculos de Controle da Qualidade – CCQ. Edição própria (Patrocinada pela Petrobrás), 1987.

Cliente eu não vivo sem você
ALMEIDA, Sergio. Cliente eu não vivo sem você. Salvador: Casa da Qualidade, 1995.

Cliente interno – o mexilhão
RANGEL, Alexandre. Cliente interno – o mexilhão. São Paulo: Marcos Cobra, 1994.

Cliente nunca mais
ALMEIDA, Sergio. Cliente nunca mais. Salvador: Quality House, 1993.

Como estabelecer conclusões com confiança: entendendo inferência estatistica
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Como estabelecer conclusões com confiança: entendendo inferência estatística. Belo Horizonte: FCO, 1996.

Como implantar um sistema de qualidade para a redução de custos e o aumento das vendas
ANDRIANI, C.S. Como implantar um sistema de qualidade para a redução de custos e o aumento das vendas. São Paulo: Tama, 1991.

Compromisso com a qualidade
TOWNSEND, Patrick L. & GEBHARDT, Joan E. Compromisso com a qualidade. São Paulo: Campus, 1991.

Construindo uma corrente de clientes
SCHOENBERGER, Richard J. Construindo uma corrente de clientes. São Paulo: Pioneira, 1992.

Consumidores insatisfeitos – uma oportunidade para as Empresas
CHAUVEL, Marie Agnes. Consumidores insatisfeitos – uma oportunidade para as Empresas. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

Controle da Qualidade total – vol. 1 – gestão e sistemas
FEIGENBAUM, Armand V. Controle da Qualidade total – vol. 1 – gestão e sistemas. São Paulo: Makron Books, 1994.

Controle da Qualidade total – vol. 2 – estratégias para o gerenciamento e tecnologia da qualidade
FEIGENBAUM, Armand V. Controle da Qualidade total – vol. 2 – estratégias para o gerenciamento e tecnologia da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1994.

Controle da Qualidade total – vol. 3 – Métodos estatísticos aplicados à qualidade
FEIGENBAUM, Armand V. Controle da Qualidade total – vol. 3 – Métodos estatísticos aplicados à qualidade. São Paulo: Makron Books, 1994.

Controle da Qualidade total – vol. 4 – aplicações nas empresas
FEIGENBAUM, Armand V. Controle da Qualidade total – vol. 4 – aplicações nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1994.

Controle de qualidade – uma abordagem abrangente
PALADINI, Edson Pacheco. Controle de qualidade – uma abordagem abrangente. São Paulo: Atlas, 1990.

Controle de qualidade total – a maneira japonesa
ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total – a maneira japonesa. São Paulo: Campus, 1993.

Controle Estatístico da Qualidade
COSTA, Fernando Branco; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, Luiz César Ribeiro. Controle Estatístico da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2004.

Controle estatístico do processo
SIQUEIRA, Luiz Augusto Primo. Controle estatístico do processo. São Paulo: Pioneira, 1997.

Crescimento orientado para o cliente
WHITELEY, Richard & HESSAN, Diane. Crescimento orientado para o cliente. São Paulo: Campus, 1996.

DEMING – As chaves da excelência
MANN, Nancy R. DEMING – As chaves da excelência. São Paulo: Makron, 1992

DEMING – o homem que descobriu a Qualidade.
GABOR, Andrea. DEMING – o homem que descobriu a Qualidade. Rio de Janeiro: QualityMark, 1994

Desdobramento das Diretrizes para o sucesso do TQM
AKAO, Yoji. Desdobramento das Diretrizes para o sucesso do TQM. Porto Alegre: Bookman, 1997.

Dicionário de termos da Qualidade
PRAZERES, Paulo Mundin. Dicionário de termos da Qualidade. São Paulo: Atlas, 1996.

Documentação de sistemas da qualidade
AZAMBUJA, Telmo Travassos de. Documentação de sistemas da qualidade – um guia prático para a gestão das organizações. São Paulo: Campus, 1996.

Documentação para Sistemas de Gestão
OLIVEIRA, Marcos Antonio L. Documentação para Sistemas de Gestão. Rio de Janeiro, QualityMark, 2005.

Educação e Qualidade
DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. São Paulo: Papirus, 1994.

Encantando o cliente
LOBOS, Julio. Encantando o cliente. São Paulo: Instituto da Qualidade, 1993.

Escola: solucionando problemas, melhorando resultados
PÓVOA Filho, Francisco Liberato; BRANDÃO, Leonor Cordeiro; PEREIRA, Nanci Camponez. Escola: solucionando problemas, melhorando resultados. Belo Horizonte: FCO, 1996.

Estatística para a qualidade
VIEIRA, Sonia. Estatística para a qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Excelência na educação – a escola da qualidade total
RAMOS, Cosete. Excelência na educação – a escola da qualidade total. Rio de Janeiro: QualityMark, 1992.

Excelência nos serviços públicos
CARR, David K. & LITTMAN, Ian D. Excelência nos serviços públicos: gerência da qualidade total da década de 90. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.

Ferramentas estatisticas básicas para o gerenciamento de processos
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Ferramentas estatisticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: FCO, 1995.

Ferramentas para o aprimoramento da Qualidade
OLIVEIRA, Sidney Teylor. Ferramentas para o aprimoramento da Qualidade. São Paulo: Pioneira, 1995.

Fornecendo um super serviço ao cliente
ANDERSON, Kristin & ZEMKE, Ron. Fornecendo um super serviço ao cliente. São Paulo: Campus, 1995

Fundamentos da Metrologia Industria
THEISEN, Alvaro Medeiros de Farias. Fundamentos da Metrologia Industrial (aplicação ao processo de certificação ISO 9000). Porto Alegre: LABELO / PUCRS (Pontificia Universidade Católica do RS), 1997.

Gerência da Qualidade Total.
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerência da Qualidade Total. Belo Horizonte: FCO, 1990.

Gerência econômica da qualidade através do TQC
BERGAMO, Filho, Valentino. Gerência econômica da qualidade através do TQC. São Paulo: Makron, 1991.

Gerência para melhoria da Qualidade
MIZUNO, Shigeru. Gerência para melhoria da Qualidade: as sete novas ferramentas de controle da Qualidade. São Paulo: LTC, 1993.

Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia
BERTOLINO, Marco Tulio. Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia – ênfase na segurança de alimentos. Porto Alegre, Artmed, 2010.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
BALDAM, Roquemar; VALLE, Rogerio; CAVALCANTI, Marcos. Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). 2ª. Ed., São Paulo: Erica, 2002.

Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri)
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Belo Horizonte: FCO, 1996.

Gerenciando a dinâmica da qualidade
TEBOUL, James. Gerenciando a dinâmica da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark

Gerenciando a qualidade – a visão estratégica e competitiva
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade – a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

Gestão da qualidade – princípios e métodos
CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Gestão da qualidade – princípios e métodos. São Paulo: Pioneira, 1991.

Gestão da Qualidade em destinos turísticos
TEIXEIRA, Elder Lins. Gestão da Qualidade em destinos turísticos. Rio de Janeiro: QualityMark, 1999.

Guerras pela Qualidade
MAIN, Jeremy. Guerras pela Qualidade – os sucessos e fracassos da revolução da qualidade. São Paulo: Campus, 1994.

Guia para o Controle da Qualidade
ISHIKAWA, Kaoru. Guia para o Controle da Qualidade. São Paulo: IM&C, 1986.

Guidelines for use by the chemical and process industries
ASQC – American Society for Quality Control. ANSI / ASQC Q90 ISO-9000 Guidelines for use by the chemical and process industries. Chemical and Process Industries Division and Chemical Interest Comittee, 1987

Hotel – gestão competitiva no século XXI
RICCI, Renato. Hotel – gestão competitiva no século XXI (ferramentas práticas de gerenciamento aplicadas a hotelaria). Rio de Janeiro: QualityMark, 2002.

Housekeeping – 5S’s
OSADA, Takashi. Housekeeping – 5S’s – cinco pontos chaves para o ambiente da qualidade total. São Paulo: IMAM, 1992.

Indicadores da Qualidade e do desempenho
TAKASHINA, Newton Tadachi & FLORES, Mario Cesar Xavier. Indicadores da Qualidade e do desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. PRAZERES, Paulo Mundin. Dicionário de termos da Qualidade. São Paulo: Atlas, 1996.

ISO 9000 e o setor de serviços
LAMPRECHT, James L. ISO 9000 e o setor de serviços. Rio de Janeiro: QualityMark, 1995.

ISO-9000
ROTHERY, Brian. ISO-9000. São Paulo: Makron, 1993. SANDERS, T.R.B. Objetivos e princípios da Normalização. Rio de Janeiro: ISO/ABNT, 1984. MIZUNO, Shigeru. Gerência para melhoria da Qualidade: as sete novas ferramentas de controle da Qualidade. São Paulo: LTC, 1993. HAMMER, Michael & CHAMPY, James. Reeengenharia – revolucionando a empresa em função dos clientes. São Paulo: Campus, 1994 SPENSOLINI, Michael J. Benchmarking. São Paulo: Makron, 1993.

Itens de controle e avaliação de processos
DELLARETTI, Osmário Filho; DRUMOND, Fátima Brabt. Itens de controle e avaliação de processos. Belo Horizonte: FCO, 1994.

JURAN – Controle da Qualidade – handbook – conceitos, políticas e filosofia da qualidade – vol I
JURAN, J.M . & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da Qualidade – handbook – conceitos, políticas e filosofia da qualidade – vol I. São Paulo: Makron Books, 1991.

JURAN – Controle da Qualidade – handbook – conceitos, políticas e filosofia da qualidade – vol II
JURAN, J.M . & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da Qualidade – handbook – conceitos, políticas e filosofia da qualidade – vol II. São Paulo: Makron Books, 1991

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – VOL III – Ciclo dos produtos: Do Projeto à Produção.
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – VOL III – Ciclo dos produtos: Do Projeto à Produção. São Paulo: McGraw Hill, 1992

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol IV – Ciclo dos Produtos: Inspeção e Testes.
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol IV – Ciclo dos Produtos: Inspeção e Testes. São Paulo: McGraw Hill, 1992

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol V – Ciclo dos Produtos: Do Marketing à Assistência Té
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol V – Ciclo dos Produtos: Do Marketing à Assistência Técnica São Paulo: McGraw Hill, 1992

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VI – Métodos estatísticos clássicos aplicados à Quali
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VI – Métodos estatísticos clássicos aplicados à Qualidade. São Paulo: McGraw Hill, 1993.

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VII – Métodos especiais de apoio à Qualidade
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VII – Métodos especiais de apoio à Qualidade. São Paulo: McGraw Hill, 1993.

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VIII – Qualidade em diferentes sistemas de produção
JURAN, J.M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol VIII – Qualidade em diferentes sistemas de produção. São Paulo: McGraw Hill, 1993.

JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol. IX – Qualidade nas diversas regiões geográficas e zo
JURAN, J. M. & GRYNA, Frank M. JURAN – Controle da qualidade – HANDBOOK – Vol. IX – Qualidade nas diversas regiões geográficas e zonas de influência política. São Paulo: McGraw Hill, 1993.

Juran na liderança para a qualidade
JURAN, J. M. Juran na liderança para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990.

Juran planejando para a qualidade
JURAN, J.M. Juran planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1989.

Kaizen – a estratégia para o sucesso competitivo
IMAI, Massaki. Kaizen – a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, 1988.

Manual de QFD.
GUINTA, Lawrence R. & PRAIZLER, Nancy C. Manual de QFD. São Paulo: LTC, 1993.

Mapping work process
GALLOWAY, Dianne. Mapping work process. Milwaukee, Wiscosin: ASQC Quality Press, 1994.

Marketing – gerenciamento e serviços – a competição por serviços na hora da verdade
GRONROOS, Christian. Marketing – gerenciamento e serviços – a competição por serviços na hora da verdade. São Paulo: Campus, 1995.

Melhorando a Qualidade dos serviços médicos, hospitalares e da saúde
BERWICK, Donald M. & GODFREY, A. Blanton & ROESSNER, Jane. Melhorando a Qualidade dos serviços médicos, hospitalares e da saúde. São Paulo: Makron, 1994.

Método DEMING na prática
WALTON, Mary. Método DEMING na prática. São Paulo: Campus, 1990.

Não, obrigado. estou só olhando!
FRIEDMAN, Harry J. Não, obrigado. estou só olhando! São Paulo: Makron, 1995.

NBRR ISO 9001: 2001 – Guia Brasileiro para interpretação e aplicação
FIGUERA, Tadeu; RAMALHO, Jorge. NBR ISO 9001: 2008 – Guia Brasileiro para interpretação e aplicação. São Paulo: Atlas, 2012.

O caminho de Deming para a melhoria contínua
SCHERKENBACK, William W. O caminho de Deming para a melhoria contínua. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.

O caminho de deming para a qualidade e produtividade
SCHERKENBACH, William W. O caminho de deming para a qualidade e produtividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1990.

O Cliente encantado
LOBOS, Julio. O Cliente encantado. São Paulo: Instituto da Qualidade, 1995.

O Cliente na linha de frente
BHOTE, Keki R. O Cliente na linha de frente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

O lado humano da qualidade
MOLLER, Claus. O lado humano da qualidade. São Paulo: Pione

O Método Deming de Administração
WALTON, Mary. O Método Deming de Administração. Rio de Janeiro: Saraiva, 1989.

O Painel da escola – um instrumento de Gestão à Vista
SANTOS, Elci Pimenta C.; GODOY, Maria Helena P. C.; FERNANDES, Maria de Lurdes M. O Painel da escola – um instrumento de Gestão à Vista. Belo Horizonte: FCO, 1997.

Objetivos e princípios da Normalização
SANDERS, T.R.B. Objetivos e princípios da Normalização. Rio de Janeiro: ISO/ABNT, 1984.

Os caminhos da Qualidade e da produtividade
BERGAMO, Filho, Valentino. Os caminhos da Qualidade e da produtividade. São Paulo: Edgrad Blucher, 1991.

Os verdadeiros heróis do movimento da Qualidade
GLUCKMAN, Perry & ROONE, Diana Reynolds. Os verdadeiros heróis do movimento da Qualidade. São Paulo: Makron, 1994

Otimização estatística de processos: como determinar a condição de operação de um processo
WERKEMA, Maria Cristina C.; AGUIAR, Silvio. Otimização estatística de processos: como determinar a condição de operação de um processo. Belo Horizonte: FCO, 1996

Padronização Participativa nas Empresas de Qualidade
ARANTES, Aloysio Sergio de. Padronização Participativa nas Empresas de Qualidade. São Paulo: Nobel, 1998.

Planejamento e medição para a performance
SINK, Scott; TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Rio de Janeiro: QualityMark, 1993.

Por que o TQM falha
BROWN, M.G. & HITCHCOCK & WILLARD, M.L. Por que o TQM falha. São Paulo: Nobel, 1996.

Prêmio Malcom Baldrige
HART, Christopher W.L. & BOJAN, Christopher E. Prêmio Malcom Baldrige. São Paulo: Makron, 1994.

Programas de Qualidade: Mitos e realidades
AZEVEDO, José Sergio Gabrielli. Programas de Qualidade: Mitos e realidades (Um estudo de caso com Empresas da Bahia). UFBA / Faculdade de Ciências Econômicas, 1999.

QFD
MIRSHAWKA, Victor & MIRSHAWKA JR, Victor. QFD. São Paulo: Makron, 1994.

QFD perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade
EUREKA, William E. & RYAN, Nancy E. QFD perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

Qualidade – falando sério
CROSBY, Philip B. Qualidade – falando sério. São Paulo: McGraw Hill, 1990.

Qualidade & gestão ambiental
MOURA, Luiz Antonio Abdalla de. Qualidade & gestão ambiental. 3a. ed., São Paulo: Oliveira Mendes, 2002.

Qualidade através das pessoas
LOBOS, Júlio. Qualidade através das pessoas. São Paulo: Instituto da Qualidade, 1991.

Qualidade de vida no trabalho.
RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz – UNIFOR, 1991

Qualidade é investimento
CROSBY, Philip B. Qualidade é investimento. 3a. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

Qualidade é participação
BARROS, Claudio D’Artagnan Qualidade é participação. São Paulo: Nobel, 1991.

Qualidade e produtividade – jogos empresariais
DRUMOND, Regina C. Qualidade e produtividade – jogos empresariais. Belo Horizonte: Mazza, 1993.

Qualidade em ação
TOWNSEND, Patrick L. & GEBHARDT, Joan E. Qualidade em ação – lições de liderança, participação e avaliação. São Paulo: Makron, 1993

Qualidade em serviços
DENTON, D; KEITH. Qualidade em serviços – o atendimento ao cliente como fator de vantagem competitiva. São Paulo: Makron, 1990.

Qualidade industrial – conceitos, sistemas e estratégias
TOLEDO, José Carlos. Qualidade industrial – conceitos, sistemas e estratégias. São Paulo: Atlas, 1987

Qualidade sem lágrimas
CROSBY, Philip B. Qualidade sem lágrimas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992

Qualidade Total – o homem fator de sucesso
DRUMOND, Regina C. Qualidade Total – o homem fator de sucesso. Belo Horizonte: Mazza, 1991

Qualidade total – padronização de empresas
CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade total – padronização de empresas. Belo Horizonte: FCO, 1992.

Qualidade, produtividade e cultura
YOSHIMOTO, Tsikara. Qualidade, produtividade e cultura: o que podemos aprender com os japoneses. São Paulo: Saraiva, 1992.

Qualidade: a revolução da administração
DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

Qualidade: o desafio da pequena e media empresa
OLIVEIRA, Marcos Antonio Lima de. Qualidade: o desafio da pequena e media empresa. Rio de Janeiro: QualityMark, 1994

Quality Assurance for the chemical and process industries
ASQC – American Society for Quality Control. Quality Assurance for the chemical and process industries – a manual of good practices. Chemical and Process Industries Division and Chemical Interest Committee. 1987.

Reeengenharia – revolucionando a empresa em função dos clientes
HAMMER, Michael & CHAMPY, James. Reeengenharia – revolucionando a empresa em função dos clientes. São Paulo: Campus, 1994

Revolução nos serviços
ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

SA – 8000
OLIVEIRA, Marcos Antonio L. SA – 8000 – o modelo ISO 9000 aplicado à responsabilidade Social. Rio de janeiro, QualityMark, 2005.

Sala de aula de Qualidade tota
RAMOS. Cosete. Sala de aula de Qualidade total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.

Sensibilizando para a qualidade
BARROS, Claudius D’Artagnan C. Sensibilizando para a qualidade. Rio de Janeiro: QualityMark, 1992.

Serviços 5 estrelas
SOARES, Fabricio & CORREA, Valentino. Serviços 5 estrelas – uma introdução à Qualidade. Rio de Janeiro: QualityMark, 1994.

Serviços com qualidade – a vantagem competitiva
ALBRECHT, Karl & BRADFORD, Lawrence J. Serviços com qualidade – a vantagem competitiva. São `Paulo: Makron, 1992.

Serviços internos.
ALBRECHT, Karl. Serviços internos. São Paulo: Pioneira, 1994.

Times – ferramenta eficaz para a qualidade total
GOLDBARG, Marco. Times – ferramenta eficaz para a qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1995.

Times da Qualidade
SCHOLTES, Peter R. Times da Qualidade – como usar equipes para melhorar a Qualidade. Rio de Janeiro: QualityMark, 1992

TQC – A revolução gerencial
DRUMOND, Regina C. TQC – A revolução gerencial. Belo Horizonte: Mazza, 1989.

TQC – Como fazer no Brasil (vol. 2).
DRUMOND, Regina C. TQC – Como fazer no Brasil (vol. 2). Belo Horizonte: Mazza, 1989.

TQC – gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 8a. ed., Belo Horizonte: FDG, 2002.

Trazendo o poder do cliente para dentro da empresa
ALBRECHT, Karl. Trazendo o poder do cliente para dentro da empresa. São Paulo: Pioneira, 1993.

Um sistema de Qualidade para educação
SPANBAUER, Stanley J. Um sistema de Qualidade para educação. Rio de Janeiro: QualityMark, 1995.

Uma visão da normalização
SOUTO, Franklin Claudio Rache. Uma visão da normalização. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1991.

Understanding and applying value-added assentis – eliminating business process waste
TRISCHLER, William E. Understanding and applying value-added assentis – eliminating business process waste. Milwaukee, Wiscosin: ASQC Quality Press, 1996.

Vencer com qualidade
HUDIBURG, John J. Vencer com qualidade – a história da FPL. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.