Mapeamento e Gestão de Processos

1 – OBJETIVO

Apresentar e esclarecer conceitos, ferramentas gerenciais e metodologias para “Mapeamento e Gestão de Processos”, através de uma visão ampla dos conceitos e princípios de uma gestão orientada para processos, baseados nos requisitos da ISO 9001: 2015 e na metodologia BPM (Business Process Management), com a intenção de efetuar a avaliação e reconfiguração dos processos de sua Empresa e melhorar a eficiência, possibilitando reduzir custos operacionais.

 

2 – PUBLICO ALVO

Analistas da Qualidade, Supervisores das áreas técnicas e de laboratórios, Coordenadores da Qualidade, e pessoal envolvido com SGQ baseado na ISO 9001: 2015, que busquem conhecimento detalhado sobre mapeamento e gestão de processos.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceitos básicos: processo, sub processo, agregar valor, hierarquia do processo, limites do processo, eficiência e eficácia do processo, NCs do processo.

Etapas da gestão do processo – identificação e caracterização do processo, controle do processo, e medição do desempenho do processo

Elementos integrantes de um processo.

Introdução ao gerenciamento de processos e BPM

BPM e impactos no negócio

BPM  e CBOK e as nove área do conhecimento

O que é modelagem de processos?

Levantamento e modelagem de processos?

Simbologia para representação de processos

Mapeamento de processos – etapas

Como fazer o mapeamento do processo?

Desenho e redesenho de processos

Classificação de Processos

Ações para Controle do Processo

Variabilidade x estabilidade de um processo

Variabilidade do processo – causas comuns e causas especiais

Tipos de variação – interna, variação item a item, variação tempo a tempo

Análise de dados coletados no processo – exatidão, precisão, estabilidade

Medidas de variabilidade – amplitude, variância e desvio padrão

Interrelacionamento entre controle do processo e distribuição normal

Capacidade do processo – Cp e CpK

Itens de Controle (IC) x Itens de Verificação de um processo

Tratamento de NCs de um processo

Ciclo PDCA x gestão de processos

Medição de desempenho do processo – estabelecendo indicadores (finalidade dos indicadores, características, hierarquia e alinhamento de indicadores, tipos de indicadores, perfil de um indicador)

4 – CARGA HORÁRIA: 8 (oito) h / aula

5 – INFORMAÇÕES ADICIONAIS

(71) 99673.2065 ou inscrições@logfacilba.com.br

Material Fornecido: Apostila com slides, textos e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *