Glossário N

Selecione por letra:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

NAFTA – North American Free Trade Agreement
Veja Acordo de Livre Comércio Norte Americano
Nano Supply Chain
É o menor conceito de uma cadeia de abastecimento, que começa com o fabricante abastecendo matéria-prima a uma empresa e ainda inclui otimização da produção. Tipicamente termina com o produto acabado no fim da cadeia de abastecimento.
Narrow Aisle Truck
Veja Empilhadeira para corredor estreito
Navios de Abastecimento (Feeder Ship)
Navios usados para servir portos alimentadores de um ponto hub servido por navios-base.
Necessidade Bruta (Gross Requirement)
A quantidade e tempo de ocorrência das necessidades totais de um material em particular, sem considerar quaisquer disponibilidades do material em estoque ou recebimentos programados.
Necessidade Fixa por Período (Fixed Period Requirement)
Técnica de dimensionamento de lote que determina a quantidade de pedido conforme a demanda por uma série de períodos.
Necessidade Líquida (Net Requirement)
Necessidade bruta menos estoque disponível e recebimentos programados. A necessidade líquida ainda deve considerar conforme tamanho de lote e lead time. Ela é calculada subtraindo-se o material disponível das necessidade brutas.
Need Date
Veja Prazo
Net Change
Veja Mudança líquida
Net Requirement
Veja Necessidade líquida
Net Weight
Peso líquido da mercadoria / carga.
Network focused Metric
Veja Indicador Focalizado em Rede
NIOSHI – National Institute for Occupational Safety and Health
Instituto norte americano responsável pelo desenvolvimento de normas relacionadas à segurança e saúde ocupacional.
Nível de Agregação (Aggregation Level)
Nível até o qual ocorre ou deve ocorrer agregação de produtos no planejamento.
Nível de Estoque (Stock Level)
Quantidade de materiais que estão realmente à mão no estoque disponível para uso.
Nível de Estoque Desejado (target Inventory Level)
Em um sistema de estoque mín-máx, é o equivalente ao médio. O estoque desejado é igual ao ponto de pedido mais da metade da quantidade variável de pedido.
Nível de Fabricação (Fabrication Level)
Nível mais baixo de produção no sistema MRPII. Os únicos artigos neste nível são os componentes (em distinção dos conjuntos e subconjuntos). Estes componentes podem ser comprados em fontes externas ou ser fabricados dentro da organização.
Nível de Planejamento (Planning Level)
Nível ao qual o planejamento refere-se na hierarquia de planejamento: estratégia (plano organziacional), políti (plano mestre) e controle (programa mestre de produção). Os planos de um nível específico de planejamento têm alguns aspectos em comum: nível de agregação, horizonte (ex: 2 anos) e período de planejamento.
Nível de Repedido (Reorder level – ROL)
É a quantidade de estoque calculado em um sistema de controle do mesmo.
Nível de Serviço
percentual de vezes que encontramos o material quando houver a sua necessidade. Exemplo: para um nível de serviço de 95%, de 100 vezes que buscamos o material, a probabilidade de encontrá-lo será de 95%. Para isto nos cálculos do estoque de segurança, é embutido um fator associado ao nível de serviço que se escolhe;
Nível de Serviço ao cliente (Customer Service Level)
Medida de desempenho da entrega geralmente em forma de porcentagem. Em uma empresa que fabrica mediante pedido, geralmente trata-se de uma comparação feita entre o número de itens expedidos em determinado período de tempo e o número de itens que deveriam ter sido expedidos naquele mesmo período.
Nível de Serviço Logístico
Refere-se especificamente à cadeia de atividades que atendem as vendas, geralmente se iniciando na recepção do pedido e terminando na entrega do produto ao cliente e, em alguns casos, continuando com serviços ou manutenção do equipamento ou outros tipos de apoio técnico. (definição de Warren Blanding).
Nível Máximo (Order Up to Level)
Em um sistema de estoque mín-máx, corresponde ao máximo.
Nivelamento da Produção (Production Smoothing)
Termo usado para descrever as tentativas de nivelar a produção, minimizando variações das quantidades produzidas.
NM
Milha Marítima.
Nó (Node)
Ponto fixo no sistema logístico de uma empresa em que os produtos ficam em espera; inclui fábricas, armazéns, fontes de abastecimento, etc.
Nominal Capacity
Veja Capacidade Nominal
Non Value Added Activity
Veja Atividade que não agrega valor
Norma (Standard)
Específicação técnica ou outro documento de domínio público, preparado com a colaboração e consenso ou aprovação de todas as partes interessadas, baseada em resultados conjugados da ciência, da tecnologia e da experiência, visando a otimização de benefícios para a comunidade no seu conjunto e aprovado por um organismo para tal juridicamente qualificado a nível nacional, regional ou internacional.
Normal Distribution
Veja Distribuição Normal
Nota de Expedição (Shipping Note)
Documento fornecido pelo embarcador ou seu agente para o transportador ou outra autoridade de recebimento, dando informações sobre remessas de exportação oferecidas para transporte, e os recibos e declarações de responsabilidade necessários.
Número da Peça (Part Number)
Número ou código de um item. Uma identificação única associada a uma peça específica, tanto para uso do fabricante como do usuário da peça. Veja também SKU.
Número de Conta (Account Number)
Número definido pela transportadora para identificar um embarcador para propósitos de cobrança. Este número aparece no manifesto, etiquetas de embalagem e livros de registro de coletas.
Número de Identificação de Embalagem (Package Id Number)
Número único designado por um embarcador para identificar uma embalagem em particular. É usualmente o número da fatura, pedido, cliente ou qualquer outro que identifica um endereço e nome do consignatário. O número é utilizado para auditoria, rastreabilidade e eventual reclamação.
Número de Localização Internacional (International Location Number – ILN)
Identificação de um endereço logístico e identificação dos produtos pelo EAN.
Número de lote (Batch Number)
Um código utilizado para identificar o ponto específico de produção para um produto ou uma montagem, na fabricação ou processo de montagem.
Número de Rastreamento (Tracking Number)
Número designado por um transportador para identificar embalagens individuais. O número é usualmente código de barras e usados pelos transportadores para rastrear embalagens por meio do sistema de distribuição. Este tambem pode ser utilizado para rastrear embalagens pelo website do transportador na internet.
NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier)
Veja Operador de Transporte Marítimo Sem Embarcação.