Glossário G

Selecione por letra:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

Gain Sharing
veja Participação do Ganho
Gangway
veja Prancha
Gantry Crane
veja Pórtico
Gantt Chart
veja Gráfico de Gantt
Garantia (Warranty)
É o recibo de armazém geral que pode ser utilizado como uma garantia para empréstimos, com os produtos estocados sob custódia de um armazém geral.
Gargalo ou Bottleneck
Instalação, função, departamento ou recurso que impede a produção, pois sua capacidade é inferior ou idêntica à demanda.
Gateway
Ponto de troca de mercadorias (em transporte). Ponto em que carga passa para outro tranportador ou troca o modo de transporte. Acesso, entrada.
GED
Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
General Cargo
veja Carga Geral
General Commodity Carrier
veja Transportadora de Carga Geral
Gerenciamento Avançado da Cadeia de Abastecimento (Advanced Supply Chain Management)
A criação, sincronização e manutenção de uma rede de organizações dedicadas a construir e constantemente melhorar uma cadeia de valor focalizada em um ramo de atividade específico, segmentos de mercado e grupo de clientes. Este conceito culmina com o gerenciamento de cadeia de abastecimento no qual uma rede de fornecedores, fabricantes, distribuidores, vendas e especialistas de suporte trabalham interdependente para atingir domínio de mercado.
Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management – SCM)
Processo de integração que combina as funções da logística desde o gerenciamento de materiais, com a compra de matérias-primas e/ou componentes, tecnologia de informação e funções de planejamento estratégico, visando o atendimento do consumidor de produtos e/ou serviços. Abordagem integral que envolve questôes fundamentais relacionadas à cadeia de abastecimento como estratégias funcionais, estrutuorganizacional, tomada de decisão, administração de recursos, funções de apoio, sistemas e procedimentos.
Gerenciamento da Capacidade (Capacity Management)
É a função de estabelecer, medir, monitorar e ajustar os limites ou níveis de capacidade, com o objetivo de executar os programas de fabricação e decidir sobre os planos de produção, MPS, MRP e llista de prioridades. A gestão da capacidade é executada em quatro níveis: planejamento de recursos, planejamento preliminar da capacidade, planejamento das necessidades de capacidade além do controle das entradas e saídas.
Gerenciamento da Demanda (Demand Management)
Função de controle e gestão de toda a demanda dos produtos para assegurar que o planejamento mestre seja cumprido. Compreende as atividades de previsão, entrada de pedidos, compromisso de entrega, necessidade dos armazéns, pedidos entre plantas e necessidades de reposição.
Gerenciamento da Logística (Logistic Management)
Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque de produtos semi-acabados, produtos acabados e do fluxo de informações relativo a eles, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.
Gerenciamento de Categorias (Category Management)
A administração de categorias de produtos como unidades estratégicas, unidades de negócio.
Gerenciamento de Estoque (Inventory Management)
Processo que assegura a disponibilidade de produtos através das atividades de administração do inventário tais como planejamento, localização do estoque e monitoramento da validade dos produtos.
Gerenciamento de Estoque Agregado (Aggregate Inventory Management)
Estabelecer os níveis globais de estoque desejados e implementar controles para assegurar que as decisões individuais de reabastecimento atinjam esta meta.
Gerenciamento de Evento Colaborativo (Collaborative Event Management – CEM)
Categoria de softwares especializados no planejamento e controle de atividades, integrando consórcios e prestadores de serviços em projeto.
Gerenciamento de Material (Material Management)
Agrupamento de funções gerenciais que apóiam todo o ciclo do fluxo de materiais, desde a aquisição, planejamento e controle de material em processo, estocagem, expedição e distribuição do produto acabado.
Gerenciamento de Processos (Process Management)
É uma abordagem moderna que envolve a padronização, melhoria e até o redesenho dos processos, caso necessário, de maneira a atender às necessidades e expectativas dos clientes (eficácia), com custos compatíveis (eficiência).
Gerenciamento do Comércio Empresarial (Enterprise Commerce Management)
Auxilia as empresas a identificar, avaliar e mapear as aplicações, processos e tecnologias, críticas necessárias no suporte aos colaboradores, clientes e fornecedores.
Gerenciamento do Conhecimento (Knowledge Management)
Refere-se aos esforços para a gestão do conhecimento dentro da organização. Tais esforços são frequentemente centrados na Tecnologia da Informação. Deve haver uma disseminação do conhecimento como uma novidade, mas o conceito tem um valor na cadeia de abastecimento pelos múltiplos empreendimentos.
Gerenciamento do Desenvolvimento do Produto (Product Development Management)
Sistema responsável pela administração de todo o processo de especificação, concepção, design, detalhamento, programação, produção e lançamento de novos produtos.
Gerenciamento do Fornecedor (Supplier Management)
Qualquer atividade que tem efeito sobre o controle dos fornecedores com o propósito de definir seu comportamento de forma favorável à empresa compradora.
Gerenciamento do Projeto (Project Management)
É a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do proejto, de forma a atingir e exceder as necessidades e expectativas dos interessados pelo projeto.
Gerenciamento do Pulmão (Buffer Management)
Técnica utilizada para gerenciar a proteção necessária de materiais frente ao recurso com restrição de capacidade (Gargalo).
Gerenciamento do Relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM)
É a arte de integrar todos os aspectos da tecnologia da informação em benefício de um completo relacionamento com o cliente, desde atividades de marketing e vendas até contas a receber. Esse modelo de negócios centrado no cliente também é identificado pelas denominações marketing de relacionamento, markting em tempo real, intimidade com o cliente e uma variedade de outros. Mas a idéia é a mesma: estabelecer relacionamento com os clientes de forma individual e depois usar as informações coletadas para tratar clientes diferentes de maneira customizada. O intercâmbio entre um cliente e a empresa torna-se mutuamente benéfico, uma vez que os clientes oferecem informações em retirbuição aos serviços personalizados que atendem às suas necessidades individuais.
Gerenciamento do Relacionamento com o fornecedor (Supplier Relationship Management – SRM)
Soluções que permitem às empresas coletar e acompanhar dados dos fornecedores, para otimizar o processo de suprimentos e relacionamento personalizado com estes.
Gerenciamento do Tráfego (Traffic Management)
A seleção dos modos de transportes e os específicos carregamentos dentro destes modos.
Gerenciamento dos Recursos Humanos (Employment Resource Management – ERM)
Categoria de softwares especializados no processos de Gestão dos Recursos Humanos de uma organização.
Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) –
pode permitir a um gestor que autoriza uma compra a visualização de documentos, como propostas comerciais, diretamente na tela do computador.
Gerenciamento por Função (Function Management)
A administração por funções agrupa cargos pelas habilidades necessárias ao desenvolvimento das atividades e pelo desejo de controlar e minimizar riscos.
Gerenciamento por Processo (Process Management)
A adminitração por processos identifica, avalia, redefine e implementa o fluxo das atividades de rotina, visando atender às necessidades dos clientes.
Gerenciamento Total de Fabricação (Total Manufacturing Management – TMM)
Redefinição da produção baseada na lógica do JIT, controle do processo, melhoria contínua, máximo comprometimento com um sistema de gestão com a lógica do custo total.
Gestão à Vista (Visual Management)
Sistema onde as informações necessárias para o gerenciamento estão à vista (exemplos: quadros, paíneis na fábrica, luzes indicando o status das atividades). Serve para promover a participação de todos no melhoramento das atividades.
Gipsy
Veja Carreteiro
Giro de Estoque (Inventory Turn)
O número de vezes que o estoque renova-se durante o ano. Uma forma de calcular os giros de estoque é dividir a demanda anual do item pelo saldo médio em estoque. Por exemplo, um custo médio de vendas de $20 milhões dividido entre um inventário médio de $2 milhões, significa que temos uma rotação de estoque de 10 vezes ao ano.
Giro de estoque (Inventory Turn)
demanda anual dividida pelo estoque médio mensal.
Giro de Estoque Total em uma cadeia de abastecimento (Total Supply Chain Inventory Turn)
Total de unidades vendidas por ano dividido pela média das unidades dos produtos acabados nas mãos dos fabricantes e distribuidores dentro de uma cadeia de abastecimento, incluindo as prateleiras da loja.
Giro de inventário
receita operacional líquida dividida pelo saldo médio do inventário (vezes).
GIS – Geographical Information System
Veja Sistema de Informaão Geográfica
Global Sourcing
Veja Fornecimento Global
Global Supplying Cost
Veja Custo Global do Fornecimento
GMP – Good Manufacturing Practices
Veja Boas Práticas de Fabricação
Goods Movement
Veja Movimento de Produtos
GoodWill
Trata-se da imagem que a empresa tem no mercado. Um dos valores intangíveis que uma empresa adquire perante fornecedores e clientes. É promovido gerando mais negócios em troca de bom serviço, previsões e planos de compartilhamento, trabalhar em conjunto para solucionar problemas, desenvolvimento e pesquisa mútua, etc.
Government Bill of Landing
Veja Conhecimento de Embarque Governamental
GPS
Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global. Foi desenvolvido pelas forças armadas norte-americanas e é composto por um conjunto de 24 satélites que percorrem a órbita da Terra a cada 12 horas. Esse sistema permite que através de dispositivos eletrônicos, chamados GPS Receivers (Receptores GPS), possam ser convertidos os sinais de satélites em posicionamentos, permitindo assim a localização geográfica de qualquer objeto no globo terrestre com uma precisão em torno de 10 metros.
Grade
Conjunto de trilhos e dormentes pré-reunidos.
Gráfico de Barras ou de Gantt
É um gráfico com todas as atividades sequenciais de uma operação / projeto / produção, onde para cada operação tem uma barra com o tamanho de sua duração. Foi desenvolvido por H. L. Gantt em 1917.
Graneleiro (Bulk Carrier)
Convés único de embarcação proejtado para transportar cargas secas homogêneas não embaladas, como grãos, minério de ferro ou carvão.
Gravity Live Storage
Veja Estocagem por Gravidade
Gross Margin
Veja Margem Bruta
Gross Requirement
Veja Necessidade Bruta
Gross Sale
Veja Venda Bruta
Gross WareHouse Space
Veja Espaço Bruto de Armazém
Gross weight
Peso bruto da carga. Inclui a carga mais a embalagem (ou invólucro).
Grouping
Veja Agrupamento
GSM
Global System for Mobile communications ou Sistema Global para Comunicações Móveis.
Guindaste (Crane)
Equipamento de movimentação de materiais usado para elevação e transferência de itens pesados.
Gus Classification
Veja Classificação Gus