Glossário C

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C&F Cost and Freight
Veja Custo de Frete
C2B – Consumer to Business
Aqui se encaixa o leilão reverso. Ao invés do consumidor procurar o melhor lugar para comprar o que deseja e de acordo com suas possibilidades, são as empresas que devem se adequar e tentar oferecer a melhor proposta.
C2C – Consumer to Consumer
É onde consumidores negociam com consumidores. O exemplo clássico são os leilões virtuais.
Cabotagem
Navegação costeira que tem lugar entre portos de um mesmo país ou região.
Cábrea
Equipamento usado em portos para levantar grandes cargas pesadas ou materiais em obras, e que consta de 3 pontaletes unidos no topo onde recebem uma roldana por onde passa o cabo.
Cábrea flutuante
Embarcação sobre o qual se instala uma cábrea, para embarcar ou desembarcar grandes pesos de navios e de outras embarcações.
CAD – Cash Against Documents
Veja Pagamento Contra Entrega de Documento
CAD – Computer Aided Design
Veja Projeto Auxiliado por Computador
Cadeia de Abastecimento (Supply Chain)
A cadeia de abastecimento é constituída pelo conjunto de organziações que mantém relações mútuas do início até o fim da cadeia logística, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores até o consumior final.
Cadeia de Abastecimento Estendida (Extended Supply Chain)
Inclui fornecedores do fornecedor direto e clientes do cliente direto, todos interligados por um ou mais fluxos, produtos, serviços, finanças e informações.
Cadeia de Valor (Value Chain)
Funções que agregam valor aos produtos ou serviços vendidos para os clientes. Uma série de atividades agrupadas em atividades primárias e de apoio, que uma organização desempenha para produzir valor agregado a seus produtos e serviços.
CAE – Computer Aided Engineering
Veja Engenharia Auxiliada por Computador
Caged Storage
Veja Estocagem de Acesso Controlado
Cais (Quay / Wharf)
Parte de um porto destinada à atracação ou ancoradouro de embarcações na qual se efetua o embarque e desembarque de passageiros e carga. Área de doca paralela que permite a carga e descarga de um navio ou embarcação de um dos lados.
Cais a Cais ( Pier to Pier)
Contêineres carregados ou enviados de um porto de carregamento e descarregamento em um porto distinto.
Caixa (Box)
Caixa ou contenedor para acondicionamento dos itens
Caixa Principal (Master Carton)
Uma caixa utilizada como caixa de expedição para pacotes menores. É utilizada principalmente como proteção. Permite simplificar a movimentação dos materiais por meio da redução do númro de pacotes a serem manuseados.
Caixa Retornável (Returnable Box)
São contenedores utilizados na distribuição e devolvidos aos fabricantes para uso futuro.
Calado
Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.
Calado 2
Expressão do transporte marítimo, que significa profundidade dos canais dos portos.
Calço (Blocking)
Quando peças de madeira ou outro material são usados para evitar o movimento de produtos em carros, caminhões, navios ou contêineres. É usado nas cargas de modo a prevenir ou reduzir os efeitos das ações de frenagem e aceleração.
Calculated Capacity
Veja Capacidade Calculada
Cálculo de Necessidades
É o método de programação da produção, baseado na demanda derivada, ou seja, todas as peças, componentes, materiais e suprimentos que vão no produto ou serviço final.
Cálculo Estatístico do Estoque de Segurança
Determinação matemática de quantidades de estoque de segurança que considera previsão de falhas, tamanho de lote, níveis desejados de atendimento ao cliente e o índice de lead time frente ao período de previsão. O estoque de segurança frequentemente é o produto do fator de segurança adequado e o desvio padrão ou desvio absoluto da distribuição das falhas de previsão da demanda.
Call Center
Veja Central de Atendimento
Call Off List
Veja Lista de Pedido a Prazo fixo
Call Off Order
Veja Pedido a Prazo Fixo
Call Off Quantity
Veja Quantidade a Prazo Fixo
CAM – Computer Aided Manufacturing
Veja Manufatura Auxiliada por Computador
Câmara de Compensação (Clearing House)
Organização constituída para processar e coletar tarifas para um grupo de transportadoras.
Caminhão (Truck)
Veículo de tração projetado primariamente para o transporte de produtos ou como equipamento com propósito geral.
Caminho Alternativo (Side Track)
É um atalho ou caminho diferente do usualmente utilizado, conectando as duas pontas.
Caminhões na prateleira
Expressão utilizada no transporte rodoviário, que significa quando há ociosidade na utilização de caminhões, ficando parados à disposição de uma eventual utilização.
Canal (Pipeline)
Canal no qual o fluxo de material, pessoas e informações flui desde a fonte de abastecimento até o ponto de uso, ou do ponto de falha até o ponto de reparo.
Canal de Abastecimento Supply Channel)
Composto pelos negócios, desde os fornecedores de compras, seguindo pela fabricação (produção, operação e montagem), distribuição e chegando finalmente ao consumidor.
Canal de Armazém Único (Single Warehouse Channel)
Uso de um único armazém que atende às necessidades do varejo dentro de determinada área. O canal de armazém único geralmente é chamado de canal de disparo porque os produtos saem diretamente da fábrica para o atacadista, que então atende às necessidades dos varejistas.
Canal de Distribuição (Distribution Channel)
O meio de entrega de produtos ao consumidor final, incluindo o escoamento ao varejista, pedidos postais, catálogos e novas mídias tais como TV, home shopping e comércio eletrônico.
Canal Escalonado (Echelon Channel)
Método utilizado na movimentação de produtos das instalações de um fabricante por uma série de instalações intermediárias até chegar ao varejista. Neste método, cada nó escalonado atende às necessidades do nó seguinte. Uma expedição de uma fábrica pode consistir em um lote de determinado produto que seria movido para armazéns regionais. Nos armazéns regionais, uma operação de fracionamento de carga misturaria as combinações deste produto com outros para serem levados a um novo armazém regional.
Canal Logístico (Logistic Channel)
Rede de intermediários envolvidos na armazenagem, movimentação e comunicação em funções que contribuem para o fluxo eficiente de produtos.

Canal Pós Produção (Post Production Channel)Segmento do canal logístico que tem por objetivo incluir apenas as atividades encontradas após o produto sair da produção.

Canal Pré Produção (Pre Production Channel)
Segmento do canal logístico que tem por objetivo incluir apenas as atividades encontradas antes de a matéria prima e os componentes entrarem na produção.
Cantilever Rack
Veja Estrutura de Braços em Balanço
CAO – Computer Aided Ordering
Veja Pedido Auxiliado por Computador
CAP – Computer Aided Purchasing
Veja Compra Auxiliada por Computador
Capacidade Calculada (Calculated Capacity)
Capacidade Verificada de um sistema. Tradicionalmente, a capacidade é calculada a partir de dados como as horas planejadas, eficiência e utilização. No contexto da teoria das restrições, capacidade calculada = horas disponíveis x disponibilidade x ativação, de onde a ativação é função da produção programada e da disponibilidade relacionada ao tempo de operação.
Capacidade Contínua de Reabastecimento (Continuous Replenishment Capability)
Porcentagem dos clientes que estão sendo reabastecidos dentro de um acordo de reabastecimento contínuo.
Capacidade de Atender ao pedido (Order Fill Capacity)
Capacidade de prover as quantidades desejadas em uma base consistente.
Capacidade de Segurança (Safety Capacity)
Planejamento ou reserva de potencial humano ou equipamentos acima das necessidades conhecidas para apoiar a demanda inesperada.
Capacidade Demonstrada (Demonstrated Capacity)
Capacidade provável, calculada a partir de dados reais de comportamento da produção, normalmente expressa como um número médio de produtos multiplicado pelas horas padrão por produto.
Capacidade do Processo (Process Capability)
A habilidade de produzir um produto dentro das especificações do cliente. Esta é uma boa forma de identificar a possibilidade de produzir um produto com um determinado nível de qualidade. Capacidade física básica de um equipamento de produção e dos procedimentos associados, para manter as dimensões e outras características dos produtos dentro de limites aceitáveis. Não é o mesmo que tolerância ou especificação das unidades produzidas.
Capacidade Estratégia (Strategy Capacity)
Uma das ações estratégicas que uma empresa deve adotar como parte de sua estratégia de fabricação. Existem três estratégias de capacidade comumente conhecidas: antecipada, postergada e de acompanhamento. A estratégia de capacidade antecipada ocorre na antecipação do aumento da demanda. A estratégia postergada refere-se à capacidade sobre a qual a empresa está operando ou sobre a capacidade total. Estas duas estratégias podem ser combinadas e são chamadas de estratégia de gestão. A estratégia de acompanhamento consiste em eliminar a capacidade para as pequenas quantidades, de modo a responder a uma demandas mutante do mercado. Esta estratégia também é conhecida como estratégia de equilíbrio.
Capacidade Flexível (Flexible Capacity)
Capacidade para operar equipamentos de fabricação em taxas distintas de produção, variando o lote de produção e o tempo de operação, ou acionando ou desligando os equipamentos voluntariamente.
Capacidade Logística (Logistic Capacity)
Capacidade de uma empresa em fornecer competitivamente alto nível de serviço ao cliente e economia de custos na logística e uma forte posição de mercado devido a um sistema logístico estruturado. Existem sete diferentes dimensões: serviço ao cliente, qualidade da logística, canal de distribuição, custo baixo, disponibilidade, tempo e comunicação.
Capacidade Máxima Demonstrada (Maximum Demonstrated Capacity)
O resultado mais elevado produzido no passado quando se efetuou todos os esforços paa “otimizar” os recursos; por exemplo: horas extras, pessoal adicional, turnos extras ou uso de equiamentos adicionais. A capacidade máxima demonstrada é o máximo que se espera produzir em um período de tempo, mas representa um índice que não pode ser mantido por um longo período de tempo.
Capacidade Nominal (Nominal Capacity)
Capacidade demonstrada por um sistema. Tradicionalmente, a capacidade é calculada a partir de dados, por exemplo as horas planejadas, a eficiência, a utilização. A capacidade nominal é igual as horas disponíveis x eficiência x utilização.
Capacidade Produtiva (Productive Capacity)
Capacidade adicionais de geração de saída de um recurso quando é operado a 100% de utilização.
Capacidade Protetiva (Protetive Capacity)
Determinada quantia de capacidade extra acima da capacidade da restrição do sistema, usada para proteger contra as flutuações estatísticas (quebras, recebimentos de materiais com atraso, problemas de qualidade, etc).
Capacidade Requerida (Required Capacity)
Capacidade de um sistema ou recurso necessário para produzir uma quantidade necessária em um período de tempo determinado).
Capacity Management
Veja Gerenciamento da Capacidade
Capacity Planning
Veja Planejamento da Capacidade
Capacity Simulation
Veja Simulação da Capacidade
Capatazia
É o serviço utilizado geralmente em portos e estações/terminais ferroviários, onde profissionais autônomos, ligados a sindicatos ou de empresas particulares, executam o trabalho de carregamento/ descarregamento, movimentação e armazenagem de cargas
Captive Pallet
Veja Pallet Cativo
Carga (Cargo)
Produtos transportados ou a serem transportados
Carga (Load)
A quantidade de trabalho programada em uma fábrica, usualmente expressa em termos de horas de trabalho.
Carga Combinada (Co Load)
Dois embarques de diferentes terminais combinados para envio como carga única.
Carga Comercial (Trade Load)
Prática de vender e embarcar grande quantidade de produtos para um varejista ao final de um trimestre ou ano, assim o fabricante pode postergar essas vendas e considerar os recebíveis nesse período. Esta prática cria uma distorção no planejamento e gerenciamento eficientes da cadeia de abastecimento.
Carga Completa de Contêiner (Full Container Load – FCL)
O mesmo que carga completa em um contêiner, mas referindo-se ao transporte rodoviário.
Carga Completa do Caminhão (Full Truck Load – FTL)
O mesmo que carga completa em um contêiner, mas referindo-se ao transporte rodoviário.
Carga Conteinerizada (Containerized Load)
Carga acondicionada em contêineres intermodais.
Carga de Lastro (Berth Cargo)
Este tipo de carga não é normalmente solicitada devido a sua baixa característca para embarque ou taxa de frete baixo, mas é geralmente transportada a baixas taxas como lastro de embarcação.
Carga Direta (Direct Load)
Expedição, retirada ou entrega diretamente ao cliente sem manuseio no terminal.
Carga Distribuída Uniformemente (Uniformly Distributed Load)
Uma carga unitária uniformemente distribuída sobre um unitizador. O peso distribuído na área vaga nã varia significamente de um ponto a outro.
Carga do Veículo (Truck Load)
Quantidade de carga necessária para completar um caminhão. Quando usada em conexão com taxas de transporte, a quantidade de carga necessária para qualificar um embarque para uma taxa de carga de veículo usualmente excede 4.500 kg.
Carga Fora das Dimensões (Out of Gauge Cargo)
Carga cujas dimensões excedem as dimensões normais de um contêiner de 20 ou 40 pés, por exemplo, na largura, comprimento ou altura.
Carga Máquina (Machine Load)
Estudo da capacidade de um determinado equipamento, visualizado pelo histograma, identificando ociosidade e sobrecarga.
Carga Misturada (Mixed Load)
Movimento simultâneo de produtos regulares ou exceções em um mesmo veículo.
Carga Paletizada ( Pallet Load)
Unidade de carga acondicionada em pallets.
Carga Planejada (Planned Loan)
Horas padrão de trabalho necessárias para as ordens de produção (planejadas) recomendadas pelo MRP.
Carga Segura de Trabalho ( Safe Working Load – SWL)
Carga máxima que um mecanismo ou dispositivo de elevação pode suportar.
Carga Fracionada (Part Load)
Carga geral solta.
Carga Geral (General Cargo)
Mercadoria Armazenada e transportada em sacarias, caixas, tambores ou barris.
Carga Granel (Bulk Cargo)
Carga homogênea, não embalada, disposta em determinado espaço de uma embarcação, por exemplo: líquido ou grãos.
Carga Incompleta de um contêiner (Less than Container Load)
Contêiner carregado com produtos de mais de um consignatário ou para mais de um embarcador.
Carga inferior a um caminhão (Less than Truck Load)
Uma pequena expedição que não ocupa todo o caminhão ou uma expedição que não tem o peso suficiente para qualificar-se a obter um desconto por quantidade.
Carga Inferior a um Vagão (Less than CarLoad)
Uma pequena expedição que não ocupa todo o vagão ou uma expedição que não tem o peso suficiente para qualificar-se a obter um desconto por quantidade.

Carga Sobre Eixo (Axle Load)Pode-se referir à permissão ou existência de carga carregada sobre o eixo de um veículo. Uma limitação de carga sobre eixo em uma rodovia não pode ser excedida pelo ixo mais pesado. Essa é uma medida crucial para o piso e limites de carga em pontes.

Carga Unitizada (Unit Load)
É a carga constituída de materiais (embalados ou não) arranjados e acondicionados de modo a possibilitar a movimentação e estocagem por meios mecanizados como uma única unidade. Constitui uma base para um sistema integrado de acondicionamento, movimentação, armazenagem e transporte de materiais.
Cargo Declaration
Veja Declaração de Carga
Cargo Interchange Message Procedure
Veja Procedimento para mensagem de intercâmbio de carga
Cargo Manifest
Veja Manifesto de Carga
Carnê Ata (Ata Carnet)
Documento alfandegário internacional para uso dos expositores em que precisam cruzar fronteiras transportando produtos valiosos temporariamente. O carnê permite que os expositores levem os produtos temporariamente ao exterior para evitar os impostos e formalidades na fronteira.
Carregamento Finito (Finite Loading)
Designação de mais trabalho a um centro de trabalho do que o esperado em determinado período de tempo. O termo específico geralmente refere-se a uma técnica de computação que envolve o cálculo de revisões das prioridades de fábrica para nivelar a carga-máquina, operação por operação.
Carregamento Infinito (Infinite Loading)
Cálculo da capacidade necessária dos centros de trabalho em períodos de tempo necessário, sem respeitar a capacidade disponível para realizar o trabalho, possibilitando a identificação de sobrecargas.
Carregamento Nivelado da Fábrica (Level Plant Loading)
Conjunto de técnicas para reduzir a variabilidade na produção em cada unidade de negócio e na cadeia de abastecimento. É considerado uma das melhores práticas para atingir a eficiência na cadeia de abastecimento.
Carreta baú
É uma carreta fechada.
Carreta Intermodal (PiggyBack Trailer on Flatcar)
Forma de conteinerização especializada em que se coordena o transporte ferroviário e rodoviário.
Carreta isotérmica
É uma carreta fechada, com isolamento térmico em suas paredes, que conserva a temperatura da carga.
Carreteiro
É o motorista que conduz o seu próprio veículo (caminhão) no caso do transporte rodoviário.
Carrier
Veja Transportadora
Carrier Haulage
Veja Despesa com Transporte
Carriera Liability
Veja Responsabilidade do Transportador
Carrinho de mão ( WheelBarrow)
Um equipamento com uma roda para movimentação de materiais que permite a concentração da maior parte do peso sobre a roda; da mesma forma que uma única roda otimiza a manobralidade.
Carrossel Horizontal (Horizontal Carousel)
Sistema de estocagem que possui cestas suspensas e fracionadas por um sistema mecânico. A separação do pedido é feita diretamente da cesta, a qual é parada em uma estação de operação. Grandes alturas podem ser obtidas por meio da instalação de unidades adicionais sobre mezaninos. Tipicamente as instalações de unidades de carrossel possuem vários carrosséis para uma única estação de operação, então o operador não precisa esperar uma única máquina para alcançar a posição do cesto desejado. Pode ser controlado manualmente ou por computador com sistema integrado de controle de estoques.
Carrossel Vertical (Vertical Carousel)
Similar ao carrossel horizontal, porém operando verticalmente com cestas suspenas.
Carta de Crédito (Letter of Credit)
Emitida por um banco e obtida pelo importador, autoriza um determinado banco a pagar ao exportador uma específica quantia em dinheiro, uma vez que esse banco receba documentação que assegure que as condições estabelecidas na carta de crédito sejam cumpridas, por exemplo, os termos de venda, data de despacho, etc.
Cartão Inteligente (Smart Card)
É um cartão plástico que inclui um chip que armazena informações de forma criptografada, para agilização de processos de controle e pagamento.
Carteira de Pedidos (On Order Stock)
Total dos pedidos pendentes. O saldo de pedidos aumenta quando um novo pedido é recebido e diminui quando um pedido é atendido.
Cartela (Skin-Pack)
Filme plástico que envolve fielm
Cascading Yield Loss ou Acúmulo de Perdas de Rendimento
É quando ocorre perda de rendimento em muitas operações e/ou tarefas.
Cash to Cash
Tempo entre o pagamento do cliente final e do pagamento a fornecedores. Este índice é um importante indicador do desemepnho da cadeia de abastecmento, refletindo o desempenho do processo de gestão de estoques e financeiro. Algumas empresas obtêm valores negativos, o que significa um ou outro desempenho.
CASS – Cargo Accounts Settlement System)
Veja Sistema de Liquidação de Contas de Transporte de Carga
Catalogação de Material (Material Catalogation)
Consolidação dos dados de identificação de material e dos respectivos códigos em publicações específicas: catálogos ou banco de dados para consulta ou disseminação da informação. Tem por finalidade consolidar, organizar e divulgar os dados de identificação, caracterização e codificação de itens de suprimento adquiridos ou distribuidos pela empresa.
Category Management
Veja Gerenciamento de Categoria
Cavalo mecânico
É o conjunto monolítico formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão. Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte.
Cavername
É o conjunto de cavernas de um navio.
CBD – Cash Before Delivery
Veja Pagamento antes da entrega
CBR – Case Based Reasoning
Veja Raciocínio baseado em casos
CCR – Capacity Constraint Resource
Veja Recurso com Restrição de capacidade
CCS – Cash Collection Shipment
Veja Pagamento contra Expedição
CD – Centro de Distribuição (Distribution Center)
É um armazém cuja missão é realizar a gestão de estoques de produtos para distribuição. As atividades englobam movimentação, armazenagem, administração de produtos e informações, processamento de pedidos, emissão de notas fiscais e em alguns casos embalagem e colocação de etiquetas.
Cellular Manufacturing
Veja Manufatura Celular
Célula (Cell)
Unidade de manufatura consistindo em duas ou mais estações de trabalho ou máquinas e mecanismos de movimentação e pulmões para interconexão.
CEM – Collaborative Event Management
Veja Gerenciamento de Evento Colaborativo
Central de Atendimento (Call Center)
Um local com o qual o cliente entra em contato para colocar um pedido, perguntar sobre produtos e serviços ou para solucionar problemas técnicos. Atualmente é chamado de Contact Center.
Central de Contatos (Contact Center)
Central que reúne os atendimentos feitos através do telefone (chamada telefônica ou fax) e pela internet (chat ou e-mail).
Centralização Virtual ( Virtual Centralization)
Um termo para a coordenação de funções separadas dentro das linhas de negócio em uma empresa que de alguma forma possui um ponto único de contato com fornecedores e clientes. Na verdade, elas não estão centralziadas, mas atuam para o ambiente externo como se estivessem.
Centralized Purchasing
Veja Compra Centralizada
Centro de Agrupamento ( Groupage Center)
Local onde se efetua o agrupamento, reagrupamento e / ou desagrupamento de cargas.
Centro de Competência (Competency Center)
Uma área da empresa considerada essencial e estratégica para o sucesso da mesma.
Centro de Competência (Competency Center)
Uma área da empresa considerada essencial e estratégica para o sucesso da mesma.
Centro de Desconsolidação (De-Consolidation Center)
Um armazém em que a maioria dos fretes entram em lotes de carga completa e saem em pequenas quantidades.
Centro de Separação de cargas (Load Sortation Center)
Centro de Recebimento de cargas que, são separadas para serem expedidas para seus destinos.
Centro Logístico (Logistic Center)
Centro de Distribuição que inclui serviços operacionais, agregando valor aos produtos e materiais que processa.
CEO
Chief Executive Operation ou Officer.
CEP
Controle Estatístico do Processo. Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade.
Certificado de Recebimento do Expedidor (Forwarder Certificate of Receipt – FCR)
Documento pelo qual o agente de transportes certifica que tomou posse dos produtos com instruções irrevogáveis para entregá-los ao destinatário.
Certificado de Transporte do Expedidor (Forwarder Certificate of Transport – FCT)
Documento pelo qual o agente de transportes certifica que encaminhou os produtos ao destino. Chamamos atenção para a diferença entre ser responsável pelos custos e ser responsável pela mercadoria.
CFR
Cost and Freight ou Custo e Frete.
Chamber of Commerce
Câmara de Comércio, associação de importadores e exportadores com o objetivo principal de desenvolver o comércio entre si.
ChangeOver Cost
Veja Custo de Mudança de Fabricação
Chapa
É a denominação dada ao profissional autônomo que é contratado pelo motorista de caminhão para fazer o carregamento ou descarregamento da carga, na origem ou destino.
Charter Party
Veja Contrato de Fretamento
Charterer
Veja Fretador
Chassi Combinado (Combination Chassis)
Chassi que pode transportar um contêiner de quarenta ou trinta pés ou uma combinação de contêineres menores.
Chata
Barcaça larga e pouco funda; Embarcação de estrutura resistente, fundo chato e pequeno calado, em geral sem propulsão própria, para o transporte de carga pesada.
Chicotes
São os cabos que fazem a ligação entre o cavalo mecânico e a carreta para a passagem de fios elétricos (luz da lanterna, luz de freios/ré e luz da placa do veículo) e para os fluídos (óleo) de acionamento dos freios.
Ciclo de Fabricação (Manufacturing Cycle)
Tempo transcorrido entre o recebimento da matéria prima e o envio do produto ao cliente final ou o recebimento nos armazéns de produtos acabados.
Ciclo de Vida do Produto (Product Life Cycle)
Período de tempo entre a data da introdução e a data final de um produto no mercado. Entre as fases do ciclo de vida, pode-se distinguir: introdução, crescimento, maturidade, saturação, declínio e retirada.
Ciclo PDCA
Mais conhecido dos ciclos de controle de processos, o ciclo PDCA aborda as funções: P (Plan) que trata do planejamento da atividade ou tarefa analisada, D (Do) da sua execução, da comparação dos resultados obtidos com o planejamento efetuado através do C (Check), e da implementação de ações A (Act) de melhoria, a partir da estabilização do processo, ou corretivas quando se observarem desvios.
CIF
Cost, Insurance and Freight ou Custo, Seguro e Frete. Neste caso, o material cotado já tem tudo embutido no preço, ou seja, é posto no destino.
CIM
Computer Integrated Manufacturing ou Manufatura Integrada com Computadores.
Cinta (Stringer)
As cargas são presas em um palete por cintas de cima a baixo. São colocadas de duas a três cintas por palete que possuem largura usualmente de 5 a 10 cm.
Cintamento (Strapping)
Fita fina utlizada para segurar a carga no palete.
CIP
Cariage and Insurance Paid To ou Transporte e Seguro Pagos Até.
CKD – Complete Knocked Down
Unidade de expedição de produto que permite sua montagem completa no destino.
Classe Mundial (World Class)
Ser o melhor no seu ramo, obtendo fatores de competitividade suficientes para atingir metas de lucro e qualidade.
Classificação (Assorting)
Atividade de separar itens nas categorias que os clientes e usuários finais necessitam. A atividade geralmente é realizada em instalações de distribuição orientadas ao mercado.
Classificação ABC (ABC Classification)
Utilização da Análise de Pareto para classificar itens (produtos, itens, etc) em três categorias, usando algum tipo de critério como demanda e valor. Designam-se as categorias A, B e C: A – um pequeno grupo de produtos que representam uma grande parte do valor de consumo total e/ou valor de produção. Esta categoria requer atenção especial. B – um grupo intermediário que requer menor atenção do que a categoria A. C – um grande grupo de produtos que representa somente uma pequena parte do valor total de consumo e/ou valor de produção ou giro. Relativamente, esta categoria é a que requer mínima atenção.
Classificação GUS (GUS Classification)
Classificação dos produtos em três categorias em benefício do fluxo de produtos e controle de estoques, com base em uma área de aplicação de produtos. G – Geral: Produtos que podem ser necessários em vários centros de operações ou grupos principais de produtos e cuja administração é centralizada. U – Única: Produtos que são usados somente em um centro de operações ou grupo principal de artigos mas em vários produtos. S – Específica: Produtos usados exclusivamente em um produto de nível mais elevado.
Classificação Uniforme de Frete (Uniform Freight Classification)
Um sistema de classificação de produtos similares dentro de categorias de taxas específicas. As categorias das taxas são baseadas nos atributos de movimentação de um produto tais como volume, necessidades especiais de movimentação, valores, etc.
Clearance
Liberação, desembaraço aduaneiro.
Clearing House
Veja Câmara de Compensação
CLM – Council of Logistics Management
É uma associação norte americana para promoção da logística e cadeia de abastecimento.
Cloased Loop Material Requirements Planning
Veja Planejamento das Necessidades de Materiais em Circuito Fechado
Closed Distribution System
Veja Sistema de Distribuição Fechada
Cluster
São concentrações geográficas de empresas interligadas entre si, que atuam em um mesmo setor com fornecedores especializados, provedores de serviços e instituições associadas.
Coach
Facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.).
Cobertura Abrangente de Distribuição (WideSpread Distribution Coverage)
Capacidade de atingir, de forma abrangente e eficaz, uma determinada região de distribuição.
Cobertura Média ou CM
É a indicação de quantas vezes o estoque se renovou durante o período (n). CM = 12/Cr ou sejam os 12 meses do ano divididos pelo coeficiente de rotação.
Cobertura Seletiva de Distribuição (Selective Distribution Coverage)
Capacidade de atingir, de forma eficaz, clientes exclusivos ou selecionados.
Cobrança Antecipada (Advanced Charge)
Cobrança efetuada por um transportador a um agente ou outro transportador que o entregador depois receberá do consignatário. Tais cobranças geralmente são para pagamento de tarifas e despesas extras para expedição efetuada por um agente ou outro transportador.
Cobrança na Entrega (Colect on Delivery – COD)
Serviço oferecido pelas transportadoras no qual o embarcador autoriza o motorista a cobrar uma quantia de dinheiro para o embarcador como condição de entrega.
Co-Carregamento (Co-Loading)
Carregamento, no trajeto, de carga de outro embarcador, com o mesmo destino que a carga que já está sendo transportada.
Co-CustomerShip
Conceito para medição do desempenho do valor real de produtos e serviços do fornecedor para o cliente com base em índices estabelecidos pelos próprios clientes.
COD – Collect on Delivery
Veja Cobrança na Entrega
COD – Cash on Delivery
Veja Pagamento Contra Entrega
Code Stitching
Tecnologia que permite decifrar e reconstruir os códigos de barras danificados ou truncados.
Codficação de Material (Material Codification)
Compreende a apropriação de códigos alfanuméricos para itens de suprimento, agrupados ou individualizados e sob as seguintes denominações: códig de grupo, código de subgrupo, código de identifcação ou código de estoque.
Código de Unidade de Distribuição (Distribution Unit Number – DUN)
Código de barras onde se acrescenta o dígito que trata da varante logística relacionada à distribuição física e/ou entrega de determinado produto.
Código Universal de Produto (Universal Product Code)
Um sistema de codificação de barras para identificação dos itens dos consumidores que são tipicamente escaneados nos pontos de venda por varejo nos Estados Unidos.
Coeficiente de Rotação
É a relação entre as retiradas de um estoque e o seu próprio estoque médio: Cr = saídas/estoque médio.
Cofre de Carga
Veja Contêiner
Colaboração (Collaboration)
Orientação por meio de metas comuns estabelecidas e trabalhadas em conjunto entre indivíduos e departamentos.
Coleta Programada (Milk Run)
Técnica de abastecimento onde um caminhão visita os fornecedores, retirando as mercadorias programadas para atender às necessidades.
Coletor (Scanner)
Equipamento ótico utilizado para a leitura de códigos de barras.
Collaborative Execution System
Veja Sistema de Execução Colaborativo
Collaborative Logistics Network
Veja Rede Logística Colaborativa
Collaborative Product Development – CPD
Veja Desenvolvimento Colaborativo do Produto
Collapsible Container
Veja Contenedor Colapsível
Co-Load
Veja Carga Combinada
Colocar Pedido Contra Contrato (Place na Order Against Contract)
Prática de solicitar pedidos de um fornecedor coberto por um acordo. Esses pedidos individuais não necessitam de uma documentação completa como transações de pedido em separado, contidos no contrato existente.
Co-Maker
Veja Acordo de Co-Fabricante
Co-Makership
Relacionamento a longo prazo entre, por exemplo, um fornecedor ou transportador e um cliente, com base em confiança mútua na realziação de determinada atividade produtiva.
Co-Managed Inventory
Veja Estoque Co-Gerenciado.
Combi
Veja Avião Misto
Combinação de Pedido (Order Pooling)
Método de agrupamento de um ou mais pedidos adquiridos de um ou mais fornecedores dentro de uma simples entrega para um centro de distribuição ou loja.
Combination Chassis
Veja Chassis Combinado
Combination Joint Rate
Veja Tarifa Combinada de Transporte
Combined Transport
Veja Transporte Combinado
Comboio
Conjunto de veículos que seguem juntos para um mesmo destino. Utilizado principalmente por motivo de segurança; carros de munições e mantimentos que acompanham forças militares; composição ferroviária (em Portugal).
Comissão de Agência (Agency Free)
Valor pago pelo prorietário ou operador do navio para um agente portuário.
Comitê Draft
Comitê de Planejamento.
Commodities
são produtos que possuem pouca ou nenhuma diferenciação. Normalmente são cotados em bolsas de mercadorias, que definem seus preços. Além das commodities agrícolas, pode-se citar os produtos petroquímicos e alguns metalúrgicos, como o cobre.
Commodity
Artigo ou mercadoria com especificação comum no mercado, sem diferenciações e de fácil obtenção.
Common Carrier
Veja Transportadora Comum
Compartilhamento de Modais (Modal Share)
Uso relativo de modos de transporte. Estatísticas utilizadas incluindo toneladas/km, passageiros e receita.
Competency Center
Veja Centro de Competência
Compra (Purchasing)
O termo usado na indústria e administração para denotar a função e responsabilidade de adquirir materiais e serviços. Funções associadas com aquisição de produtos e serviços necessários a uma empresa para operar o seu negócio.
Compra Auxiliada por Computador (Computer Aided Purchasing)
O uso da tecnologia na automatização de diversas atividades de compras.
Compra Centralizada (Centralized Purchasing)
Na compra centralizada, um indivíduo ou departamento é posicionado dentro da organização, o qual recebe autoridade para efetuar as compras. Existem diversas vantagens em se organziar este tipo de função de compra, inclusive a facilidade de padronização dos produtos, maior capacidade de alavancamento devido a uma maior quantidade de compras, maior controle sobre as compras, maior eficiência administrativa com os fornecedores e desenvolvimento de especialização nas atividades de compra. Pode-se implementar a centralização em uma organziação com instalação única ou com diversas instalações.
Compra da mão para a boca (Hand to mouth buying)
A prática de realizar compras periódicas de lotes pequenos ou com consumo conhecido. Tipicamente feita em períodos onde a empresa busca reduzir seus estoques. As previsões econômicas podem aumentar o uso de um sistema de compras da mão para a boca quando demonstram uma possível recessão.
Compra especulativa
É quando mesmo não havendo necessidade da aquisição, poderá ser feita, baseada em fatores como contratos, previsões de aumento de preços, incertezas da disponibilidade do material em um futuro próximo e políticas estratégicas.
Compra gerenciada pelo fornecedor (Vendor Managed Purchase – VMP)
Sistema de compras e controle de estoques administrado diretamente pelo fornecedor de determinado produto.
Compra por Lote Fixo (Lot Purchasing)
Compra de lotes fixos de materiais, determinados por técnica econômica e que sempre é realizada em períodos variáveis, devido a não constância da demanda.
Compra por Período Fixo (Time Purchasing)
Abastecimento de itens-padrão realziado sempre num período fixo, como semanal e mensal, aplicado a material.
Compra sem papéis (Paperless Purchasing)
operação de compra que utiliza sistemas EDI para troca de informações entre fornecedor e comprador evitando assim a necessidade de documentação impressa.
Comprar ou Fabricar (Make or Buy)
Técnica de análise para decidir se a empresa deverá produzir ou comprar um determinado item.
Compressed Cycle Time
Veja Tempo de Ciclo Comprimido
Comprovante de Entrega (Proof of Delivery – POD)
O comprovante de entrega e os produtos são deixados com consignatários para que possam verificar os produtos no recebimento. Às vezes, a empresa de transporte envia o comprovante de entrega via correio antes dos produtos. Na prática, o comprovante de entrega pode ser uma cópia do conhecimento de embarque.
Computador de Bordo (On Board Computer)
Um computador em um veículo que utilizado para fazer o cálculo do uso de combustível, eficiência do motorista e outros dados relacionados ao transporte.
Comunicação de Dados via RadioFrequência (Radio Frequency Data Communication)
É um sistema no qual a comunicação é feita através de uma conexão entre o servidor e o recurso de coleta de dados, tais como terminais. Pode ser usado para fazer uma comunicação com as empilhadeiras ou os funcionários sem a necessidade de uso de papel.
Comunicação Logística (Logistic Communication)
Fornece informações de disponibilidade de estoque durante a colocação de um pedido, antecipando informação sobre cancelamentos e atrasos, e informação da data de entrega proejtada na colocação do pedido.
Conair
Tipo de container frigorífico, sem maquinário de refrigeração e que só pode ser utilizado com clip on ou em navios apropriados.
Conditioning
Veja Acondicionamento
Condomínio Industrial (Industrial Condominnium)
Expressão empregada na indústria de montagem (automobilística, eletrônica, etc) para designar a instalação de unidades avançadas das empresas fornecedoras no mesmo terreno da empresa montadora.
Conexão (Link)
Método de transporte usado para conectar os pontos (fábricas / armazéns ) e um sistema logístico.
Confiabilidade do Processo (Process Reliability)
A probabilidade de que um processo vai desempenhar uma determinada função em um tempo determinado sem que ocorram falhas. Este parâmetro pode auxiliar no planejamento da saída total de um processo.
Configuração (de produto)
Características físicas e funcionais de um produto, inclusive sua estrutura. Este termo também se aplica aos dados necessários para definir, fabricar, testar, instalar e prestar assistência técnica a um produto.
Configurador (Configurator)
Instalação para traduzr as necessidades do cliente (funções desejadas de aplicação) nos módulos de produção e software, a partir do qual o produto acabado tem de ser fabricado (principalmente usado em sistemas).
Confirmação Consolidada (Consolidated Confirmation)
Confirmação de que os produtos foram inclusos na consolidação destinada a partir em determinado embarque.
Confirmação de Despacho (Confirmation of Dispatch)
Comunicação que indica que a carga foi transportada para uma unidade, embarcação ou aeronave e que o trânsito para o destino já foi iniciado.
Confirmação de Entrega (Delivery Confirmation)
É a confirmação dos produtos recebidos. Também se refere a uma prova de entrega.
Confirmação de Recebimento (Acknowledgement of Receipt)
Notificação relacionada ao recebimento de algo como produtos, mensagens e documentos.
Confirming Order
Veja Ordem de Confirmação
Conhecimento (Waybill)
Documento oficial utilizado para identificar o embarcador e o consignatário apresentando a rota, descrevendo os produtos, peso e outras informações sobre o transporte.
Conhecimento da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Knowledge)
Dado que é acessado através da cadeia de abastecimento por uma empresa ou empresas integradas em uma cadeia e é combinado para formar vantagem competitiva. Isto pode ser em forma de conhecimento sobre as últimas tecnologias ou vantagens logísticas.
Conhecimento de Carga (Consignment Note)
Documento preparado pelo embarcador que envolve um contrato de transporte. Contém detalhes sobre a remessa a ser transportada e assinada pelo transportador como prova de recebimento.
Conhecimento de carga de navegação interna (Inland Waterway Bill of Loading)
Documento de transporte feito em nome de determinada pessoa assinado pelo transportador e enviado ao remetente após recebimento dos produtos.
Conhecimento de Embarque (Bill of Loading)
Documento que evidencia o contrato de transporte e prova o direito sobre as mercadorias. Também constitui o documento que é, ou pode ser, necessário para atender a uma reivindicação de seguro.
Conhecimento de Embarque Completo (Through Bill of Loading)
Conhecimento de embarque que abrange todos os produtos desde seu ponto de origem até o destino final, mesmo que forem usados por diversas transportadoras.
Conhecimento de Embarque de Pedido (Order Bill of Loading)
Uma forma de conhecimento de embarque que pode ser usado para vender (pelo transportador) ou afetar o pagamento (pelo embarcador) para os produtos na rota atendida pelo transportador.
Conhecimento de Embarque Governamental (Government Bill of Loading)
Um formulário especial de conhecimento de embarque usado pelo governo norte-americano e trafégo militar.
Conhecimento de entrega (Acknowlegement of Delivery)
Serviço especial oferecido por transportadoras que necessitam que o consignatário assine um recibo. Uma cópia é enviada ao embarcador como prova de entrega.
Conhecimento de Recebimento de Pedido (Order Acknowledgement)
Notificação de um fornecedor para um cliente que recebeu o pedido.
Conhecimento de Transporte
Documento emitido pela transportadora, baseado nos dados da Nota Fiscal, que informa o valor do frete e acompanha a carga. O destinatário assina o recebimento em uma das vias.
Conhecimento de Transporte Aéreo (Airway Bill – AWB)
Documento emitido pela transportadora ou em nome dela, confirmando o recebimento dos produtos e evidenciando contrato entre aquele que expediu e a transportadora, para carregamento de produtos via aérea. Também existe o DAWB (Direct Airway Bill) e NAWB (Neutral Airway Bill).
Conhecimento de Transporte Ferroviário (Railroad WayBill)
Normalmente conhecido como registro de embarque, preparado para cada vagão. Os pedidos de embarque são uma cópia do conhecimento de transporte. Uma cópia do conhecimento ferroviário é acompanhado com o produto embarcado desde o ponto de origem até o destino, independente do número de transportadoras envolvidas. Este conhecimento consiste de uma lista de informações, tais como peso, número de embalagem e necessidades especiais, entre outras. O conhecimento original irá eventualmente ser encaminhado para a audtoria.
Conhecimento Padrão (Standard Bill of Landing)
Uma forma de conhecimento utilizada no sudeste dos Estados Unidos, diferente de um conhecimento uniforme.
Conjunto (Kit)
Componentes de um item que são transferidos para o estoque e posicionados para montagem de conjuntos, geralmente para reparos.
Consecução do Programa (Schedule Attainment)
Produção atual dividida por meio do planejamento da produção, medindo a habilidade de produzir apenas um produto necessário para satisfazer às exigências de demanda de um cliente.
Consignação
Prática utilizada no comércio, onde o comerciante coloca a disposição no ponto de venda para pronta entrega, produtos de fabricantes / terceiros, sem que faça a aquisição dos mesmos. Só irá adquirir, se vender. Com isto, não precisa desembolsar antecipadamente na aquisição dos mesmos.
Consignatário / Destinatário (Consignee)
Parte, conforme mencionado no documento de transporte, que recebe os produtos, cargas ou contêineres. A pessoa ou empresa para qual os artigos são transportados.
Consigned Material
Veja Material em Consignação
Consignment Note
Veja Conhecimento de Carga
Consolidação (Consolidating)
Agrupamento de várias pequenas remessas numa unidade maior, para facilitar o manuseio e reduzr taxas. Combinação de pequenas expedições para obter taxas de frete reduzidas em função de um volume maior.
Consolidação de cargas
Consiste em criar grandes carregamentos a partir de vários outros pequenos. Resulta em economia de escala no custo dos fretes. É preciso um bom gerenciamento para utilizar este método, pois é necessário analisar quais cargas podem esperar um pouco mais e serem consolidadas. Se mal executado, compromete a qualidade do serviço de transportes, pois gerará atrasos.
Consolidação de embarque (Consolidation of Shipment)
O processo de combinação de um número de LCLs e LTLs em um vagão ou contêiner.
Consolidação de Exportação
Um agrupamento de empresas com o objetivo de juntar sinergias e aumentar a sua competitividade, reduzindo os riscos e os custos de internacionalização.
Consolidação de Frete (Freight Consolidation)
Agrupamento de expedições para obter custos reduzidos ou utilização aperfeiçoada da função de transporte. A consolidação pode ocorrer por meio do agrupamento da área de mercao, agrupando-se de acordo com as entregas de programação ou usando serviços de terceiros como armazéns públicos e agentes de transporte de frete.
Consolidação em Trânsito (Merge in Transit)
Uma técnica para combinar remessa de componentes de várias fontes enquanto esses componentes estão em trânsito dos fornecedores para os clientes.
Consolidar (Consolidate)
Agrupar e acomodar várias expedições juntas em um único contêiner ou veículo.
Consolidate Order
(Veja Pedido Consolidado)
Consolidated Bill of Loading
Veja Conhecimento de Embarque Consolidado
Consolidated Confirmation
Veja Confirmação Consolidada
Consolidated Container
Veja Contêiner Consolidado
Consolidation Point
Veja Ponto de Consolidação
Consórcio (Consortium)
Forma de cooperação entre duas ou mais mpresas para operar em determinado negócio
Consórcio Modular (Modular Partnership)
Alianças de duas ou mais empresas que fabricam e montam os componentes num produto final sem o emprego de mão de obra pela empresa contratante. Xpressão usada na indústria automobilística.
Construído sob encomenda (Built to Order)
O mesmo que montado sob encomenda. (Assemble to Order)
Consumidor-Cliente (Consumer-Customer)
Distinção entre loja (cliente) e o consumidor (último cliente). Muitos fabricantes estão investindo em forma de alcançar o consumidor diretamente através de ligações e-commerce e cadeias de abastecimento eficientes.
Consumo médio mensal
valor obtido através da média dos consumos mensais.
Contact Center
Veja Central de Contatos
Contacting Package
Veja Embalagem de Contenção
Contagem Cíclica
Veja Inventário Rotativo
Containerized Load
Veja Carga Conteinerizada
Contêiner
Equipamento de metal no formato de uma grande caixa, que serve para o transporte de diversos materiais, fazendo assim uma unitização de cargas, que ao estarem acondicionados no seu interior, não sofrem danos durante o percurso e nem em caso de transbordo para outros modais. São reutilizáveis e possuem quatro tamanhos principais de 30, 25, 20 e 10 toneladas.
Contêiner Completo (Full Container Load – FCL)
Operacionalmente, um contêienr completo é considerado um contêiner ao qual não se pode acrescentar carga durante o tempo em que está sendo transportado.
Contêiner Consolidado (Consolidated Container)
Contêiner contendo várias expedições de diferentes expedidores para entrega a um ou mais destinatários.
Contêiner de Transporte Aéreo (Air Cargo Container)
Uma embalagem projetada de acordo com o interior de uma eronave. Existem diversos tamanhos e formas para estes contêineres.
Contêiner Frigorífico (Reefer)
Contêiner que possui sistema de refrigeração, dispondo de uma ou mais câmaras frias para preservação de produtos perecíveis em baixas temperaturas.
Contêiner Graneleiro (Bulk Container)
Contêiner de expedição projetado para transporte de cargas secas carregadas por abertura no teto do contêiner descarregadas por aberturas em um dos lados do contêiner.
Contêiner Isso (Iso Container)
Contêiner totalmente fechado e a prova de intempéries, com paredes rígidas, com pelo menos uma das paredes equipadas com porta e adequado para transporte de carga da maior variedade possível. A forma mais simples desse tipo de contêiner recebe o código 00. Este contêiner atende a todos os padrões relevantes da ISO no momento da fabricação. São utilizados quatro tamanhos principais: de 40, 30, 20 e 10 pés com 30, 25, 20 e 10 toneladas respectivamente. Quanto à composição da carga, distinguem-se dois tipos de contenedores: os FCL (Full Container Load) e LCL (Less Than Container Load) ou contêineres incompletos.
Contingence Plan
Veja Plano de Contingência
Contingência (Contingence)
Resposta corretiva para minimizar as consequências de determinado risco, à medida que o mesmo venha a ocorrer.
Conteinerização (Conteinerization)
Método de expedição em que os produtos são colocados em contêineres e não são movimentados isoladamente até serem descarregados no destino.
Contenedor (Container)
Todo tipo de recipiente (caixa, caçamba, rack, berço, etc) capaz de conter qualquer tipo de material (sólido, líquido ou gasoso) com quaisquer dimensões. Podem ser rígidos (inclusive com estruturas colapsíveis) ou flexíveis (para granéis).
Contenedor Colapsível (Collapsible Container)
Um contenedor cujas partes podem ser rebatidas com propósito de reduzir seu volume efetivo para transporte quando vazio, tornando mais eficiente o uso do espaço.
Contenedor Desmontável (Demountable Cargo Container)
Um contenedor cujas partes podem ser removidas com propósito de reduzir seu volume quando vazios.
Contenedor Metálico Portátil Empilhável (Portable Metal Stacking Rack)
Consiste de uma estrutura formada por um conjunto de tubos unidos em um perímetro de carregamento quadrado ou retangular.
Contenedor Padrão (Standard Container)
Contenedores especificamente dimensionados, usados para estocagem e movimentação. Estes contenedores protegem os produtos de avarias e simplificam a tarefa de controle.
Contenedores Intermediários para Granéis (Intermediate Bulk Container – IBC)
Contenedores apoiados ou construídos em berços empilháveis geralmente destinados ao acondicionamento de produtos químicos e / ou perigosos. São movimentados e estocados por meios mecânicos.
Conteúdo Declarado (Said to Contain – STC)
Termo que significa que o transportador não está ciente da natureza ou da quantidade dos conteúdos de, por exemplo, uma caixa ou contenedor e conta com a descrição fornecida pelo expedidor.
Contingence Plan
Veja Plano de Contingência
Contingência (Contingence)
Resposta corretiva para minimizar as consequências de determinado risco, à medida que o mesmo venha a ocorrer.
Contingency Stock
Veja Estoque de Contingência
Continuous Flow
Veja Fluxo Contínuo
Continuous Flow Distribution
Veja Fluxo Contínuo de Distribuição
Continuous Flow Production
Veja Fluxo Contínuo de Produção
Continuous Improvement (melhoria contínua)
Componente essencial no just-in-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”.
Continuous Manufacturing
Veja Fabricação Contínua
Continuous Replenishment Capability
Veja Capacidade Contínua de Reabastecimento
Contract logistic
Veja Logística contratada. Operação delegada ao operador logístico.
Contract Manufacturer
Veja Fabricante Contratado
Contrato de Fretamento (Charter Party)
Contrato no qual o responsável pelo transporte concorda em colocar sua embarcação ou parte dela à disposição de um comerciante ou expedidor, para transporte de produtos de um porto ou portos para outro porto ou portos e pelo qual ele recebe um frete por tonelada de carga ou coloca à disposição para uso por determinado aluguel.
Contrato de Frete (Freight Contract)
O transportador marítimo agenda as cargas antes da chegada do navio. Isto permite um carregamento mais eficiente e completo da embarcação. Um contrato autoriza um transportador de acordo com os requisitos especificados. O contrato de frete contém o nome do navio, porto, tempo de carregamento, descrição da carga, etc. O transportador pode cancelar qualquer parte do contrato por circunstâncias como greve ou outras fora do seu controle. Os contratos de frete são agendados em uma planilha de agendamento e ainda estão limitados a cargas granéis.
Contribution Margin
Veja Margem de Contribuição
Controle da Vida de Prateleira (Shelf Life Control)
Técnica de uso do sistema FIFO ou FEFO visando minimizar a obsolescência do estoque.
Controle de Atividade da Produção (Production Activity Control – PAC)
Técnica para medir ou avaliar as etapas do processo de produção.
Controle de Chão-de-Fábrica (Shpo Floor Control – SFC)
Função de encaminhar, programar e enviar trabalho a ser realizado no chão-de-fábrica, determinando prioridade para cada ordem de trabalho, matendo registros de todo o material em processo e transmitindo informações sobre a condição das ordens de trabalho em comparação com o plano de gestão da produção.
Controle de Entrada/Saída (Input/Output Control)
Técnica para controle da capacidade onde o resultado real de um centro de trabalho é comparado com o resultado desenvolvido no planejamento das necessidades de capacidade. Os recursos também são monitorados para verificar se correspondem aos planos para que os centros de trabalho não estejam programados para gerar resultados quando não há material disponível.
Controle de Estoque Determinístico (Deterministics Inventory Control)
Sistema de controle de estoque, onde todas as variáveis e parâmetros usados são conhecidos ou podem ser calculados com certeza. A taxa de demanda para os itens e os custos associados de estoques são assumidos por serem conhecidos com certeza, e o tempo de reabastecimento é considerado constante e independente da demanda.
Controle de Estoques (Inventory Control)
Consiste em todas as atividades e procedimentos utilizados para controlar e manter certa quantidade de item em estoque ou para fornecer um item necessário de serviço ao menor custo.
Controle Estatístico de Estoque (Statiscal Inventory Control)
Uso de métodos estatísticos para modelar a demanda e lead times experimentados por um item ou grupo de itens em estoque. É possível modelar a demanda durante o lead time e entre as análises, pode-se definir os pontos de reposição de pedido, estoques de segurança e níveis máximos de estoques para atingirem os níveis desejados de serviço ao cliente, investimentos em estoque, eficiência na distribuição e fabricação e retorno de investimentos.
Conversão (Conversion)
O processo de apropriar todas as partes de um embarque para um transportador. Tipicamente feito para recuperar fretes não pagos.
Convés
Área da primeira coberta do navio, ou seja, o piso do andar principal do navio.
Conveyor
Veja Transportador Contínuo Extensível
Co-Opetição (Co-Opetition)
Colaboração entre competidores para atender a uma necessidade específica do cliente, ou aproveitar uma janela de portunidade do mercado.
Coordinated Transportation
Veja Transporte Coordenado
Core Business
Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.
Corner Fitting
Veja Ponto de Fixação
Corredor (Aisle)
O espaço utilizado para permitir o tráfego de pessoal, material e/ou equipamentos.
Correia (Belt)
Componente de um transportador contínuo. Observe que o termo não define o tipo de transportador (pode ser de tela ou talisca)
Corrida de Produção (Running)
É um produto feito com a utlização de todas as ferramentas, processos, equipamentos, ambiente, instalações e tempo de ciclo de produção.
Cost Drivers
Fatores Direcionadores de Custos.
Cost Drivers Analysis
Veja Análise dos Geradores de Custo
Cost Pass Through
Veja Custo por Passagem
Cost to Serve
Veja Custo para Atender
Costado
Chapas que revestem exteriormente as cavernas do navio.
Cota
Quantidade especificada e limitada para produção, aquisição, importação ou exportação. Os fatores para limitação são os mais variados.
Cota (Allotment)
Compartilhamento da capacidade de um meio de transporte designado a uma parte específica, por exemplo, um transportador ou um agente, com o propósito de reservar carga para uma viagem específica.
Cota (Quota)
Sistema de controlar importações, exportações ou produção especificando uma certa limitação.
Cotação / Oferta (Quotation)
Declaração de preço, termos de venda e descrição dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa para um comprador potencial.
Count Point
Veja Ponto de Contagem
Count Point Backflush
Veja Baixa no Ponto de Contagem
CPC
Commerce Planning Colaboration.
CPFR – Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment
Sistema de controle colaborativo que permite elaborar previsões de vendas, o planejamento da produção e da distribuição de forma a otimizar o equilíbrio entre o melhor custo e a melhor taxa de serviço. Darli Vieira (2001)
CPFR – Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment
Conjunto de normas e procedimentos com os quais é possível a fornecedores e varejistas estabelecer objetivos comuns, trabalhando em conjunto no planejamento e atualização de previsões de venda e ressuprimento. Joe Andraski (2001)
CPM
Critical Path Method. Veja Método do Caminho Crítico.
CPT
Cariage Paid To. Veja Transporte Pago Até.
CR – Continuous Replenishment
Veja Reabastecimento Contínuo
Crane
Veja Guindaste
Critical Ratio
Veja Índice de Criticidade
Critical Success Factor
Veja Fator Crítico de Sucesso
Criticidade de um item
grau de importância que o item tem no contexto do negócio. Se a importância for vital onde sua falta traz prejuízos sérios, a criticidade é máxima. Se apenas trouxer transtornos ela é mínima.
CRM
Customer Relationship Management. Veja Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.
Cronograma
É estabelecer sequencialmente as tarefas/trabalhos a serem executados, de acordo com datas estipuladas para cada tarefa/trabalho desta sequência.
Cronograma
É estabelecer sequencialmente as tarefas/trabalhos a serem executados, de acordo com datas estipuladas para cada tarefa/trabalho desta sequência.
Cross Docking
É uma operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes. Chegou e já sai (transbordo sem estocagem).
Cross Functional Team
Veja Equipe Multifuncional
Cross Trade
Veja Comércio entre países
Cross-Docking
Sistema de expedição de pedido imediatamente após o recebimento, de modo a evitar a estocagem. O cross-docking real é o recebimento em um armazém de pedidos para outro, onde um segundo armazém consolida as cargas despachadas. Engloba recebimento, separação, roteirização e despacho de produtos num mínimo intervalo de tempo, podendo, em alguns casos, envolver atividades que agreguem valor, em geral etiquetagem e reembalagem. Uma sincronia perfeita do que entra e do que sai é crucial. Quando se trata de paletes, estes são recebidos do vendedor e transferidos diretamente para os caminhões sem que exista manuseio adicional. Também conhecido como baldeação.
CRP
Continuous Replenishment Process. Veja Programa de Reabastecimento Contínuo.
CRP – Capacity Requirements Planning
Veja Planejamento da Necessidade das Capacidades
CSP – Capacity Service Provider
Veja Provedor de Serviço de Capacidade
CTD
Combined Transport Document. Veja Documento de Transporte Combinado.
CTI
Computer Telephony Integrated ou Sistema Integrado de Telefonia e Computação.
Cubado (Cubed Out)
Espaço referente à porcentagem de volume cúbico do veículo que é utilizado no transporte. Se um veículo em particular está 100% (cubed out), não exsite espaço adicional para que ocorra mais carregamento.
Cubagem ou Cubage
Volume cúbico disponível para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cúbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura.
Curva ABC
Demonstração gráfica com eixos de valores e quantidades, que considera os materiais divididos em três grandes grupos, de acordo com seus valores de preço/custo e quantidades, onde materiais classe “A” representam a minoria da quantidade total e a maioria do valor total, classe “C” a maioria da quantidade total e a minoria do valor total e “B” valores e quantidades intermediários.
Custeio baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC)
Método de contabilidade gerencial que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde ocorrem seus custos.
Custo Anual da Aquisição (Aquisition Annual Cost)
O custo total para comprar ou produzir um material durante o ano inteiro. Calculado multiplicando-se a demanda anual pelo custo de aquisição por unidade.
Custo Anual de Manutenção de Estoque (Stock Keeping Annual Cost)
O custo total de manter estoques para o ano inteiro. Calculado para um material multiplicando-se o nível de estoque médio pelo custo de capital por ano.
Custo da Falta de estoque
custos envolvidos pelo prejuízo potencial da descontinuidade do negócio, somados à falta de faturamento, somado ao desgaste da imagem perante o cliente, somado ao baixo moral da equipe, somado aos custos fixos – energia elétrica, salários, ….. –
Custo de Aquisição (Aquisition Cost)
É um dos custos componentes do custo administrativos e de suprimentos. Corresponde ao preço do fornecedor e dos processos para disponibilizar a matéria-prima na empresa.
Custo de Armazenamento (Warehousing Cost)
É um componente do custo de estoque. Envolve os custos gerados pelo armazém, sejam de área (metros quadrados próprios ou locados) ou instalações (empilhadeiras, estruturas de estocagem, etc.) Devem ser incluídos os custos com sistemas de movimentação de materiais e mão-de-obra do armazém.
Custo de Capital (Money Cost)
Custo para manter uma unidade monetária aplicada durante um período de tempo, geralmente um ano. Costuma-se expressar esse número em porcentagem (%) sobre o valor do inventário.
Custo de Falta ou Stockout Cost
É o custo considerado pela falta de um item, por falta de estoque, quando se recebe um pedido. Este custo pode ser variado, devido a se perder um pedido total ou parcial, pelo custo de se repor de forma urgente ou pelo custo de se alterar toda a programação de produção para fabricá-lo.
Custo de Mudança de Fabricação (Changeover Cost)
Custo gerado pela mudança de uma produção.
Custo de Obsolescência ou Obsolescence Cost
É o custo de se manter em estoque itens obsoletos ou sucateados. Geralmente os itens obsoletos são componentes de equipamentos ou máquinas fora de linha de fabricação.
Custo de Oportunidade ou Opportunity Cost
É a taxa de retorno do capital investido que uma empresa ou pessoa espera ter, referente a um investimento diferente dos habituais ou normais que utiliza.
Custo de Posse (Holding Cost)
Custo associado com a posse de uma unidade ou item em estoque por um período de tempo incorporando elementos como custo do capital, taxas, juros, seguro, estocagem, movimentação, administração, perda, obsolência e deterioração.
Custo de Re-Pedido (Reorder Cost)
São os custos de colocação de um pedido repetido para um item tanto externamente a um forncedor como um internamente à fábrica. Os custos podem incluir elementos como: preparação do pedido, administração, transporte, processamento do recebimento, inspeção e, para a fábrica, inclui custos de lotes e outras despesas de produção.
Custo de Suprimento (Supplying Cost)
No ambiente de logística integrada, é o custo correspondente ao processo de suprimentos, ou seja, o custo dos materiais no momento em que são entregues aos departamentos de clientes de compras (produção ou comercial) para seu uso. Desdobra-se nos seguintes custos: de pedido, de aquisição, de transporte de compras, de estoque, economia de capitale custo de utilização.
Custo Direto (Direct Cost)
Custo variável que pode ser diretamente atribuído a uma atividade ou operação contabilizando-se todos os custos diretos identificáveis.
Custo do Capital em Estoque (materiais em processo)
É o valor médio do estoque em processo, vezes custo do capital, dividido pela receita operacional líquida vezes 100%.
Custo do Capital em Estoque (matérias-primas)
É o valor médio do estoque de matérias-primas, vezes custo do capital, dividido pela receita operacional líquida, vezes 100%.
Custo do Capital em Estoque (produtos acabados)
É o valor médio do estoque de produtos acabados, vezes custo do capital, dividido pela receita operacional líquida vezes 100%.
Custo do Ciclo de Vida (Life Cycle Cost)
Identificação, avaliação, acompanhamento e acúmulo dos custos reais de cada produto desde a sua criação e desenvolvimento inicial até o serviço ao cliente final e suporte ao mercado.
Custo do Estoque (Inventory Cost)
O custo de estocar produtos, usualmente expresso como uma porcentagem do valor do inventário que inclui os custos de capital, de estocagem, taxas, segurança e depreciação dos equipamentos.
Custo do Pedido ou Order Cost
É o custo considerado somando basicamente as operações de fazer a solicitação a Compras, acompanhar seu atendimento, fazer o recebimento, inspecionar quando da chegada, movimentá-lo internamente e fazer seu pagamento.
Custo e Frete (Cost and Freight – C&F)
Termo que indica que o vendedor deve assumir todos os custos necessários para transportar a mercadoria ao local de destino designado, mas o risco de perdas e danos das mercadorias bem como qualquer aumento das despesas é transferido do vendedor ao comprador.
Custo Fixo (Fixed Cost)
Custo que não varia com o volume da produção, por exemplo: aluguel, salários, etc.
Custo Global do Fornecimento (Global Supplying Cost)
Custo que o fornecimento de um itêm acarreta para a empresa, com qualidade, confiabilidade, tempo de resposta, lotes de reabastecimento, falta de aperfeiçoamento, custos da obsolência e preço.
Custo Indireto (Indirect Cost)
Custo no qual não se incorre diretamente pelo ato de realizar uma atividade ou operação. Exemplo: despesas administrativas.
Custo Interno de Falha (Internal Failure Cost)
O custo dos erros antes que o produtoalcance o cliente final. Exemplos incluem sujeira, falhas de usinagem, rejeitos em função da qualidade, peças expedidas erradas e trabalho não feito.
Custo Logístico
É a somatória do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque.
Custo Logístico Decrescente (Decreasing Logistic
São os custos logísticos que decrescem com o aumento no volume de embarque, em custos por unidade, em contraste com o custo total.
Custo Logístico Total (Total Logistic Cost)
Soma de todos os custos logísticos envolvidos, desde a aquisição de matérias-primas até o custo de distribuição ao cliente final.
Custo Marginal (Marginal Cost)
O custo adicional de se produzir uma unidade a mais.
Custo Padrão (Standard-Cost)
Custo orçado de uma operação, processo ou produto que inclui o material empregado, custos de fabricação e as despesas gerais.
Custo para Atender (Cost to Serve)
O custo para um fornecedor atender a uma expectativa de nível de serviço ao cliente.
Custo por Passagem (Cost-Pass Through)
É um sistema de divisão de custos, onde o custo parcial de um palete é passado do comprador para o recebedor da carga paletizada.
Custo por Unidade Estocada (Inventoried Cost per Unit)
Este tempo não deve ser confudido com custo unitário de estocagem, o qual é a taxa de juros sobre o valor dos produtos estocados por um determinado período de tempo. O custo por unidade estocada representa o valor dos produtos. Normalmente inclui o preço de compra e os custos de transporte. Para produtos produzidos dentro da empresa inclui os custos de fabricação. Considerando que o custo estocado inclui transporte, o valor de um produto num centro de distribuição será maior do que em suas fábricas.
Custo Total da Distribuição (Total Cost of Distribution)
A soma dos custos de compras, transporte e estocagem dos produtos acabados em movimento a partir do final da produção. Distribuição é apenas o canal pós-produção. Todos os custos diretos e indiretos estão incluidos no custo total de distribuição. Isto pode significar mais de 50 diferentes elementos de custos logísticos.
Custo Total de Propriedade (Total Cost Ownership)
Corresponde à soma dos gatos decorrentes da posse e utilização de um equipamento, incluindo custos de aquisição, manutenção, melhorias, atualização, seguro, treinamento, etc.
Custo Total de Relacionamento (Total Cost Relationship)
O relacionamento estabelecido por uma empresa compradora com uma fornecedora, envolvendo os custos totais da cadeia de abastecimento entre os dois. Isso geralmente está relacionado a duas empresas que estão com sua cadeia de abastecimento integradas e estão competindo com outras empresas que também possuem um relacionamento de cadeia de abastecimento muito estreito, onde estas empresas estão todas competindo pelos memos clientes.
Custo Variável (Variables Cost)
Custos operacionais que variam com a mudança de uma unidade no volume da produção. Exemplo: material consumido diretamente, comissões de vendas, etc.
Custo, Seguro, Frete (Cost, Insurance, Freight – CIF)
Termo idêntico a Custo e Frete mas, além disto, o vendedor deve fornecer um seguro contra o risco de perdas e danos das mercadorias no decorrer do transporte. O vendedor firma o contrato com a seguradora e paga o prêmio do seguro.
Custo-Alvo (Target Cost)
Um planejamento do lucro e um sistema de gerenciamento dos custos, que incorpora um estrito foco nas necessidades, e valores dos clientes e traduz esses requisitos na entrega de produto e serviços. Também é empregado como um critério para projeto no desenvolvimento de produtos.
Custom
Veja Aduana
Customer Deal Effectiveness
Veja Efetividade de um negócio com o cliente
Customer Pick Up
Veja Retirada por Conta do Cliente
Customer Service – SAC
Veja Serviço de Atendimento ao Cliente
Customer Service Level
Veja Nível de Serviço de Atendimento ao Cliente
Customização em Massa (Mass Customization)
Capacidade de produzir em massa produtos customizados a um baixo custo e volume elevado.
Cut-Off Procedure
Veja Procedimento de Corte
Cut-Off Time
Veja Tempo de Corte
CWE – Cleared Without Examination
Veja Liberado sem Inspeção
Cycle Stock
Veja Estoque de Ciclo
Cycle Time
Veja Tempo de Ciclo
Cyclical Inventory
Veja Inventário Rotativo