Axioma para melhoria da previsão

Resumo: A previsão de vendas representa muitas coisas nos negócios, mas é considerada de forma geral como o pulso de uma empresa. De uma perspectiva operacional, a previsão permite que a equipe de operações antecipe e responda rapidamente às mudanças na demanda do cliente, e ajuda as empresas de manufatura e distribuição a otimizar os níveis de estoque, minimizar rupturas de estoque e melhorar a capacidade da produção. Por outro lado, a previsão imprecisa e mal elaborada afeta de forma negativa o desempenho operacional de uma empresa e pode se tornar um obstáculo ao cumprimento de estratégias e objetivos fiscais.

Autor: BRUTON, Bill

Download

Post

Classificação Valutativa dos estoques (Curva ABC)

Resumo: Separar o essencial do acessório segundo uma sequência de prioridades é dever inalienável do gestor da área logística e com base nesse princípio, voltamos nossa atenção para um dos mais eficazes métodos de classificação de estoques que conhecemos, denominado de sistema ABC ou simplesmente Curva ABC

Autor: NOGUEIRA, Elton Alonso; GOMES, Aristides Julio

Download

Post

Dicas de Ouro para aumentar a eficiência na gestão dos estoques

Resumo: O Atual ambiente empresarial assume contornos, nos quais se identifica facilmente uma acirrada competitividade, gerando a necessidade crescente de redução de controle e redução dos custos, e a identificação de suas fontes causadoras, com base em uma visão sistêmica, como forma de garantir a manutenção do nível de serviço ao cliente a custos compatíveis. A área de gestão de estoques revela-se com um enorme potencial de melhoria de eficiência, quando se utilizam as técnicas adequadas para atingir esse objetivo.

Autor: Fernando A. Fernandez

Download

Estoques: custo de oportunidade e impactos sobre indicadores financeiros

Resumo: Apesar do processo de melhoria operacional pelo qual tem passado as empresas de classe mundial com reduções significativas nos custos de estoque, estes ainda continuam a ser considerados críticos em muitas destas organizações. Os gerentes de logística e de operações constantemente se deparam com a necessidade de reduzir estoques, sem prejudicar o nível de serviço, tarefa aparentemente impossível por contrariar o ensinamento base da logística, relativo aos trade-offs entre os custos das atividades e o nível de serviço. O estoque se destaca como sendo um item alvo para redução de custos, não apenas pela sua relevância dentro do custo total frente à margem das empresas, mas principalmente, pelo valor imobilizado nesta conta do ativo o que afeta diretamente o retorno sobre o capital dos acionistas. Enquanto as altas taxas de juros pressionam para baixo os níveis de estoque, os problemas relacionados às incertezas da demanda e do fornecimento podem restringir as possibilidades de redução. A diminuição não criteriosa do nível de estoque também pode interferir negativamente na disponibilidade de produtos, comprometendo as vendas da empresa. Dentro deste contexto, este artigo irá abordar as principais considerações relativas ao cálculo do custo financeiro de estoque e do custo da venda perdida, os quais são conceitualmente tratados como custos de oportunidade. Por fim, será analisado o impacto dos níveis de estoque no modelo estratégico de lucro que avalia o retorno sobre o capital dos acionistas

Autor: LIMA, Mauricio

Download

Post

Gestão de Estoques MRO – otimizando a logística de peças de reposição

Resumo: Determinar o nível ótimo de estoque de cada item, levando em conta os custos, incertezas e restrições do ambiente logístico, não é em geral uma tarefa simples. A complexidade aumenta ainda mais quando se trata de itens MRO (Manutenção, Reparo e Operação), especialmente no caso de peças de reposição de equipamentos, devido a características particulares, como baixo giro, imprevisibilidade da demanda e criticidade para operação. A proposta deste artigo é apresentar aspectos teóricos e práticos para otimização de estoques MRO, além de um case de sucesso na Vale.

Autor: SAGGFORO, Eduardo; MARTIN, Antonio; LARA, Marcelo

Download

Post

Giro dos Estoques

Resumo: O Giro dos estoques é um dos mais importantes indicadores da logística, pois mostra a eficiência na gestão e planejamento dos estoques. O desafio está em manter um alto giro dos estoques equilibrado com um nível de serviço ótimo, e a metodologia para cálculo é bastante simplista. O giro é realizado no tempo. Todo item que gira tem: a) um valor no início do período; b) um valor do período que girou; e, c) um valor no fim do período.
Autor: MOURA, Cassia E. de

Download

Post

Processo de desenvolvimento de fornecedores: um diferencial estratégico na cadeia de suprimentos

Resumo: Este artigo aborda o processo de desenvolvimento de parcerias comerciais com direcionamento para a horizontalização, abrangendo as principais etapas envolvidas e o processo de determinação do nível de integração operacional e gerencial mais adequado para cada situação. Também avança em duas questões de fundamental importância: implementação da filosofia do just-in-time e a localização dos fornecedores.

Autor: KUEHNE NETO, Mauricio

Download

Post

Revolução da Gerência de Compras

Resumo:  A revolução de compras está acontecendo em várias partes do mundo, e um novo nível de cooperação entre fornecedores e fabricantes precisa se efetivar. As atividades de compras envolvem custos que representam em torno de 80% dos custos de fabricação em algumas indústrias. Uma análise destes custos é fortemente relegada em muitas Empresas. As relações tradicionais de compra têm como objetivo principal o preço e a consulta a muitos fornecedores como as ferramentas principais de eficácia. Uma nova visão deve focalizar mais os objetivos de qualidade e de redução de custos, o que poderá conduzir ao fornecedor único. Esta atitude pode conduzir a substanciais reduções de custos de material, de 25% ou mais, em alguns casos. Para tanto há necessidade de mudança na forma tradicional do relacionamento entre Fornecedores e fabricantes.

Autor: MORGAN, Inor P.

Download

Post

Strategic Sourcing – a evolução, as estratégias e as tendências

Resumo: Em um mundo cada vez mais marcado pela competição acirrada e pela mudança veloz, a gestão holística e integrada de suprimentos será cada vez mais necessária para sobrevivência das empresas. O Strategic Sourcing trabalha exatamente esta questão. Iremos abordar neste artigo a evolução desta tratativa, os principais conceitos e o que deve vir no futuro.

Autor: MITSUTANI, Claudio

Download

Post