OBJETIVO
Apresentar a metodologia de construção e execução de um Planejamento Estratégico para ser implantada na Empresa, de modo a torná-la mais competitiva e apta a lidar com as incertezas ambientais.
Mostrar, de forma prática e com exemplos, as ferramentas que podem ajudar a tornar o Planejamento Estratégico mais consistente.
PUBLICO ALVO
Analistas de Planejamento, pessoal envolvido com atividades de planejamento das diversas áreas da Empresa, Coordenadores e Gestores das diversas áreas da Empresa que busquem conhecimento detalhado sobre planejamento estratégico.
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
O ambiente (externo e interno) mutante e sua influência no desempenho da Empresa.
Ambiente estratégico
A Empresa e a prontidão para mudança
O contexto do Planejamento Estratégico (PE)
Avaliação estratégica e o PE
O que é estratégia? Características das Estratégias
Etapas para obter Vantagem Estratégica e conexão com a Gestão estratégica
Estratégias competitivas genéricas
Estruturando o PE e “Roteiro” para desenvolver o PE
Análise de Cenários – o que é? Importância para o PE e formas de executar
Análise SWOT (pontos fortes e pontos fracos)
Definindo negócio, missão e visão – Por que é importante?
Análise de Concorrentes
Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
A Matriz de 5 Forças de Porter e sua aplicação no PE
A matriz BCG e sua influência na estratégia para produtos
Desenvolvendo o PE (estabelecendo Objetivos, Metas e Planos)
Alinhamento Estratégico
Inserindo o Balanced Score Card (BSC) no PE
O “Mapa da Mina” do PE
Por que usar “Planos Contingenciais”?
Acompanhamento e Avaliação do desempenho do PE
Dicas para o sucesso do PE
Casos práticos e simulações relacionadas com PE
CARGA HORÁRIA
16 (dezesseis) h / aula, em 2 dias, das 08:00 – 17:00 h
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
(71) 3340.1881
Curso será realizado, preferencialmente, em Salvador / BA ou in company
Material fornecido: apostila com slides, textos e bibliografia
Incluso: Certificado de participação / coffee-break