OBJETIVO
Apresentar ferramentas gerenciais e metodologias estratégicas da área de Strategic Sourcing (Compras Estratégicas), mostrando pontos críticos que precisam ser implementados para melhorar a eficiência das compras, focando práticas utilizadas em Empresas de classe mundial, enfatizando o posicionamento estratégico da área de Compras nas Empresas competitivas.
PUBLICO ALVO
Compradores, Supervisores e Gerentes de Compras que buscam conhecimento sobre novas ações estratégicas na área de Compras, com foco na melhoria de resultados e na agregação de valor para o negócio da empresa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução: Oportunidades e ganhos na área de Compras
Complexidade e importância das decisões de Compras
Práticas de Compras nas Empresas brasileiras – um referencial comparativo
Requisitos Normativos da ISO 9001: 2015 na área de “Produtos e Serviços Providos Externamente” (COMPRAS)
Muitos ou Poucos Fornecedores?
STRATEGIC SOURCING – conceito e fundamentos críticos
Etapas para implementação da Strategic Sourcing
Conceitos: TCO, savings
Categorias de Compras – conceito e utilização. Priorização das categorias
Análise de Mercado
Matriz de Análise de Valor (Matriz KRALJIC)
Matriz de Priorização
Definição de Estratégias
Inteligência de Mercado aplicada na área de Compras
Analise das Forças Competitivas e sua influência nas estratégias de Compras
Processos de Cotação: RFI, RFQ, RFP, Catálogos, leilões
Avaliação de Propostas de Fornecimento
Avaliação de Fornecedores
Gestão de Riscos na área de Compras
Indicadores de desempenho na gestão de COMPRAS .
Cases e Aplicações práticas
CARGA HORÁRIA
16 horas – aula, em 2 dias das 08:00 – 17:00 h
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
3340.1881
O curso será realizado, preferencialmente, em Salvador / BA ou in company
Material Fornecido: Apostila com slides, textos, exercícios e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break