OBJETIVO

Apresentar ferramentas gerenciais e metodologias estratégicas da área de Strategic Sourcing (Compras Estratégicas), mostrando pontos críticos que precisam ser implementados para melhorar a eficiência das compras, focando práticas utilizadas em Empresas de classe mundial, enfatizando o posicionamento estratégico da área de Compras nas Empresas competitivas.

PUBLICO ALVO

Compradores, Supervisores e Gerentes de Compras que buscam conhecimento sobre novas ações estratégicas na área de Compras, com foco na melhoria de resultados e na agregação de valor para o negócio da empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução: Oportunidades e ganhos na área de Compras

Complexidade e importância das decisões de Compras

Práticas de Compras nas Empresas brasileiras – um referencial comparativo

Requisitos Normativos da ISO 9001: 2015 na área de “Produtos e Serviços Providos Externamente” (COMPRAS)

Muitos ou Poucos Fornecedores?

STRATEGIC SOURCING – conceito e fundamentos críticos

Etapas para implementação da Strategic Sourcing

Conceitos: TCO, savings

Categorias de Compras – conceito e utilização. Priorização das categorias

Análise de Mercado

Matriz de Análise de Valor (Matriz KRALJIC)

Matriz de Priorização

Definição de Estratégias

Inteligência de Mercado aplicada na área de Compras

Analise das Forças Competitivas e sua influência nas estratégias de Compras

Processos de Cotação: RFI, RFQ, RFP, Catálogos, leilões

Avaliação de Propostas de Fornecimento

Avaliação de Fornecedores

Gestão de Riscos na área de Compras

Indicadores de desempenho na gestão de COMPRAS .

Cases e Aplicações práticas

CARGA HORÁRIA

16 horas – aula, em 2 dias das 08:00 – 17:00 h

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

3340.1881 ou (71) 9673.2065

Material Fornecido: Apostila com slides, textos, exercícios e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break