Publicações

JULIO, Carlos Alberto. A arte da estratégia – pense grande, comece pequeno e cresça rápido. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TZU, Sun. A Arte da Guerra. 8a. ed., São Paulo: Record, 1984.

KAHN, Judd; GREENWALD, Bruce. A Estratégia Competitiva Desmistificada. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

MAUMBORGNE, Renée; KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul. 16ª. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2005.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação – Balanced Scorecard. 7a. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1997.

AMBROSIO, Aluisio; AMBROSIO, Vicente. A Matriz BCG passo a passo. Revista ESPM, volume 12, ano 11, edição 4. São Paulo: ESPM, Jul – Ago. / 2005, P. 92 – 102.

GAJ, Luis. Administração estratégica. São Paulo: Atica, 1987.

WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica – conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração estratégica – da competência estratégica à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.

CERTO, Samuel C.; PETER, J. P. Administração Estratégica – planejamento e implantação da estratégia. 2ª. ed., São Paulo: Pearson, 2005.

HERRERO, Emilio, Filho. Balanced Scorecard e a gestão estratégica – uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

HEIJDEN, Kees Van Der. Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro – estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor. Rio de Janeiro: Campus, 1985.

VASCONCELOS, Paulo Filho; PAGNONCELLI, Dernizo. Construindo estratégias para vencer. 5a. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2001.

TANURE, Betania. GHOSHAL, Sumantra. Estratégia e gestão empresarial – construindo empresas brasileiras de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Estratégia empresarial e vantagem competitiva – como estabelecer, implementar e avaliar. 3a. ed., São Paulo: Atlas, 2001.

MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael E. (organizadores). Estratégia – a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho Isnard R. de (Coordenadores). Estratégia – aplicações setoriais e estudos de casos. CURITIBA: Juruá, 2007.

KLUYVER, Cornelis A. de; PEARCE II, John A. Estratégia – uma visão executiva. 2ª. ed., São Paulo: Pearson, 2007.

CASTRO, Cleber Carvalho de; STADLER, Humberto. Estratégias competitivas – estudos e casos. Curitiba: Juruá, 2004.

CARVALHO, Marly Monteiro de; LAURINDO, Fernando J. Barbin. Estratégias para competitividade. São Paulo: Futura, 2003.

COUTINHO, André Ribeiro; KALLÁS, David (organizadores). Gestão da estratégia – experiências e lições de Empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

CAVALCANTI, Marly (organizadora). Gestão estratégica de negócios – evolução, cenários, diagnóstico e ação. São Paulo: Pioneira, 2001.

ANSOFF, H. Igor; McDONNELL, Edward J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

SILVA, José Ailton Baptista. Implantando o Balanced Score Card (BSC). Revista Banas Qualidade, ano XVIII, n 211. SÃO Paulo: BANAS, jan. / 2010, p. 44 – 51.

DALLEDONNE, Jorge. Indicadores Empresariais. Rio de Janeiro: Impetus, 2004.

GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico – planejamento estratégico voltado para o mercado. 4a. ed., São Paulo: Atlas, 2001.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia – como as Empresas que adotaram o BSC prosperam no novo ambiente de negócios. 6a. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CUSUMANO, Michael A.; MARKIDES, Constantinos C. Pensamento estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico – conceitos, metodologia, práticas. 18a. ed., São Paulo: Atlas, 2002.

VASCONCELLOS, Paulo Filho; MACHADO, Antonio de Matos Vieira. Planejamento Estratégico – formulação, implantação e controle. Rio de Janeiro: LTC, 1984.

ESCOBARI, Martin E.; SULL, Donald N. Sucesso made in Brasil – os segredos das Empresas brasileiras que dão certo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva – criando e sustentando um desempenho superior. 20a. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000.