Notícias

Energia solar, construção civil e automotivo estão entre os segmentos que mais cresceram entre janeiro e abril

No Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons, as importações registraram um aumento de 27% no acumulado de janeiro a abril de 2017, em relação a igual período do ano passado. O resultado foi impulsionado, em grande parte, pelo segmento de energia solar, que apresentou crescimento recorde de mais de 300% nos quatros primeiros meses do ano, comparado com janeiro a abril de 2016.

Este ano, o Tecon Salvador já movimentou 3.762 TEUs em cargas do setor de energia solar. O terminal vem recebendo equipamentos destinados, principalmente, aos parques solares localizados na Bahia e no Rio Grande do Norte.

Nas importações de janeiro a abril, comparando o mesmo período de 2016, também se destaca a retomada do crescimento de cargas do setor automotivo (peças de montagem), que teve alta de 11%. Também registraram aumento os segmentos de fertilizantes (+68%), plásticos e derivados (+22%), químicos e petroquímicos (+20%) e polímeros (+18%).

Já a cabotagem apresentou incremento de 15% nos primeiros quatro meses do ano, em relação a igual período de 2016, com destaque para a Construção Civil (+320%). Na descarga, os principais segmentos foram: arroz (+9%), polímeros (+13%); produtos de varejo (+41%) e embalagens diversas (+91%).

Fonte: Tecnologística News