Notícias

Navio Vicente Pinzon começou a operar na cabotagem em 2014

O navio Vicente Pinzon, da Aliança Navegação e Logística, chegou ao Porto de Salvador no último sábado, dia 12 de fevereiro, com o maior volume de carga desde que começou a atuar em operações de cabotagem, em 2014. Foram pouco mais de 50 mil toneladas e cerca de 3.050 TEUs transportados na embarcação.

O navio partiu do Porto do Rio Grande (RS), passando por Imbituba (SC), Itapoá (SC), Santos (SP) e Sepetiba (RJ) no caminho para o Porto de Salvador. Entre as principais cargas transportadas estão alimentos, produtos de higiene e limpeza, madeira e compensados, papel e celulose, resinas e estruturas e chapas de aço.

Depois da escala na capital baiana, o Vicente Pinzon segue em direção a Manaus, com paradas em Suape (PE), Pecém (CE) e Vila do Conde (PA), dando continuidade ao ciclo de descarga de mercadorias do Sul e do Sudeste e novos embarques do Nordeste para a Região Norte do Brasil.

Segundo o gerente de Vendas da Aliança, Jaime Batista, o principal motivo para o navio estar tão carregado é a conversão de carga do rodoviário para o modal marítimo. “Houve um aumento da percepção das empresas de que a cabotagem é mais competitiva, com reduções de preços que chegam a 20% para longas distâncias em relação ao rodoviário”, destaca o executivo.

“Atualmente, o nível de pontualidade nas entregas varia de 95% a 98%, despertando o interesse de empresas que buscam alternativas mais sustentáveis e preços competitivos”, complementa Marcus Voloch, gerente-geral de Mercosul e Cabotagem da Aliança.