Notícias

Neste ano, o estudo traz como diferencial a participação das transportadoras, além das empresas embarcadoras.

A GKO Informática, empresa especializada em soluções tecnológicas para a área de logística, e a RC Sollis, que atua com consultoria e projetos para o mesmo segmento, vão apresentar, no dia 22 deste mês de fevereiro, em São Paulo, os resultados da pesquisa Visão Gestão de Fretes Brasil 2016.

Nesta edição, a novidade fica por conta da participação das transportadoras, que fornecem uma avaliação a respeito dos embarcadores. Os prestadores de serviços de transporte participantes respondem por 5,5 milhões de toneladas movimentadas anualmente no mercado, em um total de 15 milhões de entregas.

Já os embarcadores ouvidos representam R$ 180 bilhões ao ano em mercadorias expedidas e são responsáveis por R$ 3,5 bilhões em gastos com frete. “Por ser o segundo ano de pesquisa junto aos embarcadores, já pudemos identificar que tendências apontadas na pesquisa anterior de fato se concretizaram e, em alguns casos, levaram a mudanças na visão das ações a serem realizadas no setor”, destaca Ricardo Gorodovits, diretor Comercial da GKO Informática.

Um dos objetivos da pesquisa Visão Gestão de Fretes Brasil é contribuir para responder questões que fazem parte do cotidiano do embarcador, sobre assuntos como definição da malha logística e melhores alternativas quanto a fornecedores. Da mesma maneira, as transportadoras terão benefícios similares, entendendo melhor o universo de seus clientes e também de seus concorrentes.

“Esperamos que as empresas vejam esse trabalho realizado pela GKO Informática e pela RC Sollis como valor agregado para seus negócios”, diz Gorodovits. “A relevância da pesquisa aumenta por ser publicada dois anos seguidos, e em um período de profunda transformação, onde as empresas precisam se movimentar na direção de otimização de custos, nos ganhos de agilidade de seus processos e no melhor atendimento aos seus clientes”, completa o executivo.