Notícias

Estruturas estarão localizadas em Brasília, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná.

Como parte de seus planos de atendimento ao segmento do e-commerce, os Correios pretendem inaugurar cinco novos centros de logística integrada (ou fulfillment centers) em território nacional, a exemplo da estrutura que entrou em operação em setembro de 2016, em Cajamar (SP).

Ainda neste mês de janeiro está prevista a inauguração de uma nova unidade em Brasília. Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná serão os próximos estados que devem contar com fulfillment centers.

Os centros integram a solução de logística integrada voltada ao comércio eletrônico apresentada pela empresa no ano passado. Ela engloba a operação completa, com as atividades de armazenagem, atendimento de pedidos, separação, embalagem, integração com transporte e distribuição e logística reversa. Por abranger todas as etapas das operações logísticas do comércio eletrônico, o serviço é chamado de e-fulfillment.

De acordo com José Furian Filho, vice-presidente de logística dos Correios, os principais ganhos trazidos pela solução são a simplicidade de precificação e a celeridade operacional de retirar um produto no estoque e despachar para entrega no mesmo dia. “A solução prevê uma redução média de 47% no custo logístico para o comércio eletrônico”, destaca o executivo.

O armazém de Cajamar conta com 72 mil m² de área total, sendo 32,5 mil m² destinados à armazenagem. A empresa investiu ainda R$ 5,5 milhões na aquisição de um software  WMS. Com o sistema, os clientes podem fazer o acompanhamento de pedidos pelo celular, com rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente.

Atualmente, os Correios entregam quase 1 milhão de encomendas por dia em todo o Brasil, sendo 71% desse volume originado do e-commerce, o que lhe garante a liderança no segmento de encomendas expressas.