Notícias

Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), maior associação global de profissionais de supply chain management com sede nos EUA e mais de 9.000 associados, está de volta ao Brasil

Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), maior associação global de profissionais de supply chain management com sede nos EUA e mais de 9.000 associados, está de volta ao Brasil. A decisão foi anunciada na conferência anual da instituição, ocorrida de 25 a 28 de setembro na Flórida, EUA, onde também foi anunciado aos 3.000 participantes entre profissionais, acadêmicos, estudantes e empresas de logística lá reunidos os primeiros boards para o Brasil: Yassuo Imai Segundo, diretor de Novos Negócios da Imai Empresas, Bruno Almeida, sócio-presidente da IMC; Arthur Hill, sócio-diretor da Movimenta Log e Cesar Lavalle, diretor de Relações Internacionais do ILOS.

Os chamados Roundtables do CSCMP estão implantados em vários países e sua missão é promover encontros locais, que dão suporte à missão da instituição de fomentar pesquisas que contribuem para a base de conhecimento teórica e prática da cadeia de suprimentos, oferecer oportunidades de networking e criar a consciência da importância da cadeia de abastecimento para as empresas e para a economia, apresentando ao mundo as tendências do segmento além de educação especializada na área. As contribuições abraçam padrões de eficiência em processos, segurança, qualificação, mercado de prestadores de serviços de logística, as tendências tecnológicas, entre outros, que se tornam referência mundial.

O presidente do Roundtable Brazil, Marcelo Schmitt, destaca que, diferentemente de sua primeira etapa no País, o Council volta apoiado numa figura jurídica, como ocorre nos EUA. Na prática isso abre uma série de facilidades que permitirão maior segurança jurídica.

“Houve um hiato de liderança no país por cerca de 10 anos por conta da forma de organização local, mas as diretrizes e a missão da instituição permaneceram os mesmos. Em 2016, por conta de alguns ajustes em minha vida profissional, fui ao comando do CSCMP para retomar as atividades, considerando que precisávamos nos organizar de maneira mais profissional”, destaca Schmitt. “É importante destacar que, nessa volta, nosso foco será o profissional de supply chain – não vamos atuar na esfera política, trabalhando por marcos regulatórios, por exemplo, pois entendemos que isso vem sendo feito de forma eficiente por outras instituições”.

De acordo com Yassuo Imai Segundo, board member do Roundtable Brazil, a missão do grupo de profissionais presididos por Schmitt, será promover os eventos para divulgar as pesquisas internacionais de interesse para o mercado, buscar parcerias para as pesquisas locais, viabilizar os cursos do CSCMP, bem como material de estudos traduzido. Também será oferecido aos profissionais a Certificação SCProTM, que avalia o nível de conhecimento nesta área.

“Para 2017, já temos uma agenda que em breve será divulgada com quatro eventos previstos:  Round Table Brasil, um fórum para cerca de 200 profissionais de supply chain que deve ocorrer em São Paulo, e outros três regionais, em locais a definir”, revela Imai. “Minha tarefa é cuidar das ações do CSCMP no estado do Rio de Janeiro e região Centro Oeste e os profissionais que já forem associados estão convidados a retomar os relacionamentos e colaboração, importantes valores cultivados pelo Council”.

Schmitt, que tem como meta reunir uma comunidade relevante de membros no Brasil em dois anos, destaca que, na volta às atividades do CSCMP, os profissionais terão acesso à educação e maior networking com material e eventos de qualidade, ainda que menores, de conteúdo relevante, deixando de lado a tradicional propaganda que tomou conta de alguns eventos focados em logística. “Nosso foco é supply chain management. Queremos oferecer encontros de networking e conhecimento relevante, nos aproximar de instituições de ensino, promover pesquisas em instituições patrocinadas pelos membros do CSCMP para falar não só de logística mas, principalmente, de supply chain management e todas suas nuances.

Animado com a reabertura do Roundtable Brasil, Imai destaca que esta é uma oportunidade para os profissionais terem acesso a materiais, pesquisas, boas práticas mundiais e também alinhados com a realidade brasileira, com o benefício de poder se relacionar com associados em todo o mundo, pois este é o propósito da instituição: uma grande rede de relacionamentos. “É essa rede que alimenta e propaga as estratégias do Council e todos se beneficiam”.