Notícias

CLIA da companhia é o primeiro do Brasil a receber a certificação da Receita FederalA Libra Logística Campinas (SP) recebeu a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) da Receita Federal, tornando-se o primeiro Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) do Brasil a obter o selo.

A classificação confere o status de confiabilidade pela excelência na contínua revisão de procedimentos e controles internos, aprimoramento de serviços de acordo com processos internacionais e capacitação e treinamento da equipe em segurança logística, além de favorecer o comércio exterior e conceder mais credibilidade ao mercado brasileiro.

Para a conquista da certificação é necessário cumprir mais de 100 itens exigidos pela Receita. O objetivo é garantir mais segurança, agilidade e previsibilidade do fluxo de comércio exterior em toda a cadeia de suprimentos, permitindo que o órgão faça a liberação de cargas com maior confiança e rapidez.

“A certificação OEA é a comprovação do bom trabalho que nossa equipe vem realizando aliado aos investimentos em nosso Clia. Nos últimos dois anos, a Libra Logística Campinas investiu mais de R$ 25 milhões em infraestrutura de armazéns, pátios e sistemas de gestão e de segurança” conta Maurício Matias, gerente de Operações do Grupo Libra.

A unidade da Libra em Campinas já dispunha das certificações ISO 9.001 de qualidade e ISO 14.001, que assegura o sistema de gestão ambiental, além de contar com edificações baseadas no conceito de sustentabilidade, como a captação de água de chuva.

Com uma área total de 90 mil m², sendo 29 mil m² cobertos e divididos em quatro armazéns aptos a abrigar diferentes tipos de cargas, o CLIA da Libra conta ainda com um depósito licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o recebimento de produtos químicos e uma área climatizada de 5 mil m² licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com controles autônomos de temperatura, que podem operar em duas diferentes faixas de climatização, ideal para itens fármacos.