Notícias

Sensores aéreos determinam a rota de voo do drone e geram dados que são cruzados com o WMS

Especializada na criação e implementação de soluções de automação através do uso das tecnologias de RFID (Radio Frequency Identification), RTLS (Real Time Location System) e Telemetria, a GTP lançou recentemente uma ferramenta de inventário integrada com softwares de geolocalização e sensores em drones com foco em controlar com precisão estoques, evitando perdas e otimizando custos de forma automatizada e sem interferência humana. A solução promete gerar economia de 90% no custo de realização de inventários.

O sistema utiliza a tecnologia RTLS, cujos sensores aéreos determinam a rota de voo do drone e geram dados que serão cruzados com o WMS, realizando assim o inventário de forma precisa. Capaz de medir a distância relativa entre a altura onde se encontra e a dos paletes, o drone envia imagens em tempo real do estoque através de telemetria e calcula a quantidade de produtos existentes no armazém.

Durante o sobrevoo, todas as quantidades de produto são confrontadas com os volumes armazenados, as entradas e as saídas. O saldo será o resultado real do estoque. A geolocalização faz em minutos o que antes era feito em até duas horas por um ou dois funcionários, segundo a empresa.

Há três anos a GTP se dedica ao desenvolvimento da solução, na qual investiu mais de R$ 1 milhão de reais. O sistema também monitora e localiza em tempo real a movimentação de paletes, empilhadeiras e pessoas, prevenindo  assim acidentes ao emitir um sinal para o colaborador e para o veículo.

Fonte: Tecnologistica News