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A CNI analisou 337 obras de ampliação e modernização de portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, hidrovias e dutos, cujo investimento total é de R$ 219,1 bilhões até 2020 em todo o Brasil.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um estudo que indicou que o Brasil desperdiça cerca de R$ 30 bilhões todos os anos por utilizar rotas logísticas em condições precárias no transporte de mercadorias. O estudo foi realizado em parceria com a consultoria Macrologísitica, que fez o levantamento dos custos de transporte de empresas nas atuais rodovias, ferrovias, portos e hidrovias nacionais.

Somente para a região Sudeste foram apontados oito projetos de transporte que fariam o país economizar R$ 10 bilhões por ano, cerca de 5% dos gastos totais previstos. No total, a região precisa de investimentos da ordem de R$ 63,2 bi.
Quatro deles já são de modernizações de estruturas já existentes. São elas a BR-153 Sul – Goiás via Ourinhos (SP), Ferrovia ALL – Mato Grosso a Santos (SP), BR-050 – Brasília (DF) a Santos (SP), BR-116 Sul-Nordeste – Via Dutra e Rio de Janeiro.

Os novos projetos incluem a construção que ampliariam a estrutura de escoamento dos principais produtos que passam pela região, como o minério de ferros, grãos e combustíveis. As obras consideradas (listadas abaixo) constam nos planos há pelo menos uma década, mas a falta de recursos e a burocracia dos processos contribuíram para que não saíssem do papel.
A nova pista da Via Dutra, que foi anunciada em agosto como projeto do PIL 2, deve ter suas obras iniciadas no ano que vem. Segundo Wagner Cardoso, gerente-executivo de infraestrutura da CNI, afirmou que o objetivo do órgão com o estudo é colaborar com o governo no planejamento da logística brasileira.

Foram mapeadas 86 obras consideradas urgentes para otimizar o escoamento da produção do Sudeste nos próximos cinco anos. De todas as obras, apenas 16 estão em andamento. As 70 restantes estão em fase de projeto ou planejamento.

Os investimentos para a modernização e integração do sistema logístico de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com projeto de ferrovias (32), rodovias (31), portos (22) e duto (1).

O estudo cita alguns casos de emergência, como trajeto da BR-262 entre Bela Vista e Belo Horizonte (MG), que recebe 32% mais carga do que sua capacidade em horários de pico.

Outras regiões

A situação das outras regiões não difere muito; todas precisam de intervenções urgentes em seus sistemas de logística.

Um caso de destaque é a ligação entre Mato Grosso e Pará pela BR-163. O projeto tem potencial de reduzir gastos de R$ 2,2 bilhões por ano, com a possibilidade do abastecimento do Norte com cargas do agronegócio e o transporte de produtos industrializados para o sul do país.

As reformas dos portos do Nordeste também são consideradas de grande valia, principalmente pela possibilidade de ampliar o potencial da cabotagem, transporte de cargas pela costa brasileira.

Brasil

A CNI analisou 337 obras de ampliação e modernização de portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, hidrovias e dutos, cujo investimento total é de R$ 219,1 bilhões até 2020 em todo o Brasil.

Fonte: Folha e G1