Notícias

Kangoo ZE será aplicado na distribuição de produtos na Grande Salvador

TPC adota veiculo 100% elétrico em operações da Natura
Kangoo ZE será aplicado na distribuição de produtos na Grande Salvador

O Grupo TPC apresentou em agosto, o Kangoo ZE da Renault, o primeiro veículo de carga 100% elétrico a entrar em operação no nordeste brasileiro, de acordo com o próprio operador logístico.

O ativo será utilizado na distribuição da Natura na região metropolitana da capital baiana. A previsão é de que ele realize cerca de 70 entregas diárias.

Com capacidade para transporte 650 quilos e um custo médio de R$ 5 por carga elétrica, o veículo possui autonomia para rodar de 80 a 120 Km. O ponto de abastecimento energético será o centro de distribuição do TPC localizado na cidade de Simões Filho (BA).

A novidade faz parte do projeto Logística Sustentável do operados. “Nos últimos anos, buscamos alternativas no que diz respeito à redução de CO2 em nossas operações de logística urbana. Concluímos que a melhor alternativa é o veículo elétrico”, explica Leonardo Barros, presidente do TPC.

A Natura também tem investido em ações sustentáveis, como a otimização de processos, diminuição da emissão de gases nocivos e redução do consumo e do desperdício de insumos. A Empresa já contava com alguns veículos de menor emissão, como 2 caminhões e um ônibus fretado movidos a etanol e outros 3 Kangoo ZE operados por prestadores de serviçosde transporte em São Paulo e no Rio de Janeiro.

André Sampaio, diretor de logística do TPC, conta que a companhia pesquisou em diversas feiras a melhor alternativa para atender a seu projeto de logística sustentável. “A Renault foi a empresa que nos ofereceu um veículo 100% elétrico e homologado pra rodar no país”, afirma. A gama ZE da montadora é composta por quatro modelos: Fluence, Zoe, Twizy e Kangoo.

Fonte: Revista Tecnologística