OBJETIVO

Apresentar conceitos, ferramentas gerenciais e metodologias para implantar um “Sistema de Medição de Desempenho através de Indicadores (KPIs)”, afim de obter melhoria contínua dos processos e aumento da eficiência e da eficácia.

PUBLICO ALVO

Analistas de Logística, Analistas de Suprimentos, Analistas da Qualidade, Coordenadores da Qualidade, e pessoal envolvido com Logística, SCM e SGQ baseado na ISO 9001: 2015, que buscam conhecimento detalhado sobre indicadores e metodologias de medição.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que é um sistema de medição de desempenho?

Elementos constituintes de um sistema de medição de desempenho

Avaliação de Desempenho impulsionando a melhoria

Conceitos básicos: indicador, processo, meta, características de uma meta, problema, eficiência, eficácia.

Interelacionamento entre indicador e processos. Onde medir?

Por que medir? Finalidade dos Indicadores

Categorias de avaliação do desempenho e visão sistêmica

Como estruturar um Indicador? Forma de representação de um indicador

Metodologia de cálculo de um indicador e apresentação para análise

Características de um bom indicador

Perfil de um Indicador

Hierarquia dos Indicadores e desdobramento da estratégia da Empresa

Formas de definição de um indicador

Tipo e classificação de Indicadores (perspectivas do negócio, quanto à hierarquia, quanto a utilização no processo decisório)

Ranking LPI

Indicadores de Classe Mundial

Exemplificação e aplicação de Indicadores

Indicadores e a metodologia BSC – Balanced Scorecard

Casos práticos e aplicações de Indicadores

CARGA HORÁRIA: 8 (oito) h/aula, em 1 dia, das 08:00 – 17:00 h

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

(71) 99673.2065 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Material Fornecido: Apostila com slides, textos e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break