OBJETIVOS

Aprender a utilizar metodologia para reconhecer e analisar os problemas, e identificar suas causas;

Aprender a utilizar com eficácia as ferramentas da Qualidade.

Aprender a utilizar ferramentas de gerenciamento para atingir os resultados propostos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução à metodologia de solução de problemas.

Conceitos básicos: problema (com base em fatos e dados), processo, correção, ação corretiva, ação preventiva, riscos,  medição, média aritmética, média ponderada, percentual, e partes por milhão (PPM).

Etapas da metodologia de análise e solução de problemas.

Utilização das 7 ferramentas da Qualidade na análise e solução de problemas (Pareto, Diagrama de causa e efeito, histograma, folha de verificação, gráfico de correlação, etc).

O Ciclo do gerenciamento: PDCA; as etapas e as ações em cada etapa; PDCA de rotina e PDCA de melhoria; rodando o PDCA; a elaboração de um plano de ação, e o relatório de 3 gerações (o que é?, como usar ?).

METODOLOGIA

O conteúdo proposto será apresentado na forma de exposição do tema, seguido de exercícios práticos e debates;

Exercício prático: solução de um problema envolvendo todas as fases da metodologia, e aplicando as ferramentas específicas: Estratificação, Gráfico sequencial, Diagrama de Pareto,
Diagrama de causa e efeito, Histograma, Gráfico de correlação.

Apresentação das soluções pelos grupos de trabalho;

Debate sobre os tópicos e a metodologia.

CARGA HORÁRIA

16 (dezesseis) h/aula

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

(71) 99673.2065 ou inscricõEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Material Fornecido: Apostila com slides, textos e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break