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Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de implantação do indicador de desempenho global chamado OTIF (On Time In Full), potencializada pelas ferramentas de Lean Seis Sigma, que visa robustecer a gestão logística das organizações, pela otimização e sincronização dos processos da cadeia de suprimentos, com o foco na satisfação dos clientes. O trabalho detalha os conceitos do indicador e descreve como ele pode ser medido ao longo do processo logístico das empresas. Os principais resultados esperados com a implantação da metodologia são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes e a aceleração da cadeia logística pelo aumento da sincronia entre os processos, buscando-se um sistema enxuto (lean), otimizado (just in time) e sob controle. A metodologia proposta prevê a implantação do OTIF de maneira estruturada, levando-se em consideração a cultura organizacional envolvida e evitando-se as medições equivocadas. O diferencial da metodologia é o desdobramento do indicador ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.

Autores: OLIVEIRA, Ricardo Rezende de; ARAUJO, Riberto de Barros


Resumo: Pode-se definir o cross-docking como uma operação de redução do manuseio de materiais, por intermédio da movimentação de mercadorias  diretamente dos setores de recebimento das centrais de distribuição para suas expedições, com destinos já pré-definidos, sem necessidade de armazenamento. No entanto, para que este simples conceito tenha sucesso, deve-se conceber um conjunto de operações interligadas e com grande sincronia, a ser seguido rigorosamente pelos fornecedores e pelos operadores. Aspectos como parceria, confiabilidade, comunicação, pessoal e recursos qualificados, e gestão tática exigem uma atenção especial.

Autor: ANDRADE, Frederico Carneiro

 


Resumo: Para se manterem lucrativas e competitivas as empresas estão adquirindo novas competências. Dentre elas, tem se destacado a logística, pois esta propicia, ao mesmo tempo, a redução de custos e melhor nível de serviço aos clientes. Portanto, com o aumento da eficiência operacional, a logística colabora para aumentar a lucratividade presente e futura da empresa. Este artigo pretende mostrar a relação entre a logística e a administração financeira e evidenciar que a uma logística eficiente pode influenciar positivamente os índices financeiros da organização. Em suma, propõe-se uma visão financeira para explicar o crescimento da utilização da logística.

Autor: FERRAES NETO, Francisco


Resumo: quebra dos silos funcionais e a integração entre as diversas áreas das empresas,bem como a adoção de uma visão por processos, são assuntos há anos largamente divulgados e encorajados. Entretanto, mesmo com a adoção de sistemas integrados de gestão e reestruturações organizacionais, a obtenção de resultados tangíveis e quantificáveis através da integração interna continua sendo um desafio para grande parte das empresas. Dentro deste cenário, a adoção do processo de Sales and Operations Planning (S&OP) vem crescendo ao longo dos últimos anos, inclusive em empresas brasileiras. Através de práticas bem simples, o S&OP busca atingir simultaneamente melhorias em termos de custo (níveis de estoque e custo de produção) e de serviço (disponibilidade de produto).

Autor: AROZO, Rodrigo


Resumo:  Para a indústria automotiva, as teorias que envolvem o gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM ) não são apenas mais um modismo editorial. O cenário da automação industrial aponta investimentos cada vez maiores nas linhas de produção. Como consequência imediata, ocorre uma redução no tempo de ciclo e qualquer parada na linha, mesmo que por eventual falta de peças, representa um prejuízo incalculável. A Volkswagen BUC – Business Unit Curitiba entende que o sucesso de um efetivo gerenciamento da cadeia de fornecimento depende do nível de compartilhamento de informações estratégicas entre cliente e fornecedores. Para se adequar ao inevitável processo de redução no ciclo de vida dos produtos, a montadora conta com uma parceria extremamente sólida e confiável junto à cadeia de fornecimento. Dentro dos conceitos de Early Supplier Involvement (envolvimento dos fornecedores desde o desenvolvimento do produto até a instalação da fábrica), vários fornecedores acompanharam a vinda da montadora (follow source ), tendo um prévio conhecimento da capacidade instalada do cliente, bem como das metas de produção para novos modelos.

Autor: HUBNER, Egon Robert


Resumo: High inventory liability, the inability to align supply with demand in real-time, and a lack of alternative supply sources are among the many issues that take their toll on today’s supply chains. The typical supply chain relies on the skills and resources of hundreds or perhaps thousands of suppliers — each of which occupies a “link” on the chain. When one link can’t see what another is doing — or, when one is isolated from the rest by siloed thinking and processes — the entire supply chain can suffer.

Autor: E2open, Inc


Resumo: Este artigo tem como objetivo principal explorar os potenciais da tecnologia da informação e como sua utilização traz a diferenciação e a vantagem competitiva. Os desafios que a cadeia de abastecimento tem enfrentado não podem ser solucionados sem a utilização pragmática de elementos tecnológicos. Alguns são básicos, que já não correspondem a uma vantagem competitiva senão a uma necessidade para não ficar em desvantagem, como é o caso dos sistemas de gestão empresarial e mesmo alguns sistemas especialistas exemplificados por gestão eficaz dos transportes e dos armazéns. Os objetivos estratégicos voltados à redução de custos e maior desempenho no atendimento ao cliente exigem uma orquestração inteligente da cadeia em busca de visibilidade e agilidade para proporcionar uma melhor tomada de decisão. A boa notícia é que grande parte da tecnologia existente apresenta maturidade elevada e a maioria está bastante acessível em termos de preços e competência profissional para implantação e extração de seu potencial, dada à forte competição entre  importantes fornecedores existentes no mercado.

Autor: BERTAGLIA, Paulo Roberto


Resumo: A razão da existência da terceirização é a aquisição economicamente viável e a curto prazo de expertise e acesso ao uso dos ativos e tecnologia necessários para a execução dos serviços, e dos benefícios de compartilhamento de custos. Assim como em outros segmentos, o aumento da complexidade das operações e dos recursos necessários desafia a capacidade do contratante em dar conta eficazmente do serviço, através de investimentos em recursos e gestão, e em curto espaço de tempo, para manter a competitividade em seu mercado e evitar o risco de colapso em suas operações logísticas. Este artigo mostra os cuidados a tomar na decisão e escolha do prestador de serviços e as vantagens que podem ser obtidas a partir da correta avaliação e decisão

Autor: BOI, Roldo