Publicações Gestão de Processos

A Empresa Supereficiente
HAMMER, Michael. A Empresa Supereficiente. Revista Exame – n. 764 – Edição Especial – Harvard Business Review. São Paulo: Abril, 2002.

Análise de variância: comparação de várias situações
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Análise de variância: comparação de várias situações. Belo Horizonte: FCO, 1996.

Aperfeiçoando processos empresariais
HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron, 1993.

As Empresas são grandes coleções de processos
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As Empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo: FGV, Jan – Mar / 2000, p. 6 – 19.

Avaliação da Qualidade de medidas
WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Avaliação da Qualidade de medidas. Belo Horizonte: FCO, 1996.

CEP para processos contínuos e em bateladas
RAMOS, Alberto Wunderler. CEP para processos contínuos e em bateladas. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

Controle estatístico do processo
SIQUEIRA, Luiz Augusto Primo. Controle estatístico do processo. São Paulo: Pioneira, 1997.

Desdobramento das Diretrizes para o sucesso do TQM
AKAO, Yoji. Desdobramento das Diretrizes para o sucesso do TQM. Porto Alegre: Bookman, 1997.

Dez lições de melhoria do processo para os líderes
GARDNER, Robert A. Dez lições de melhoria do processo para os líderes. Revista Falando de Qualidade, ano XX, n YY. São Paulo: Banas, ago. / 2003, p. 10 – 16.

Entendendo a variação – a chave para administrar o caos
WHEELER, Donald J. Entendendo a variação – a chave para administrar o caos. Rio de Janeiro: QualityMark, 2001.

Gerenciamento pelas Diretrizes
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes. Belo Horizonte: FCO, 1996.

Gestão de processos – da teoria à prática
FURTADO, João Carlos; KIPPER, Liane Mãhlmann; PRADELLA, Simone. Gestão de processos – da teoria à prática. São Paulo: Atlas, 2012.

Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração
DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos – uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2005.

Gestão por Processos em sistemas de gestão da qualidade – conceitos, métodos e ferramentas
COUTO, Boanerges do Amaral; MARASH, I. Robert. Gestão por Processos em sistemas de gestão da qualidade – conceitos, métodos e ferramentas para a melhoria contínua. Rio de Janeiro: QualityMark, 2012.

Itens de Controle e avaliação de processos
DELLARETTI, Osmário Filho; DRUMOND, Fatima Brant. Itens de Controle e avaliação de processos. Belo Horizonte: FCO, 1994.

Mapeamento e Gestão por processos
PAVANI, Orlando, Junior; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por processos. São Paulo: Makron Books, 2011.

Mapping work process
GALLOWAY, Dianne. Mapping work process. Milwaukee, Wiscosin: ASQC Quality Press, 1994.

Método estatístico – gestão da qualidade para melhoria contínua
MACHADO, José Fernando. Método estatístico – gestão da qualidade para melhoria contínua. São Paulo: Saraiva, 2010.

Modelagem de processos com BPMN
CAMPOS, André L. N. Modelagem de processos com BPMN. 2ª. ed., Rio de janeiro: 2014

O impulsionador da Memória II – um guia de bolso com ferramentas para melhoria continua
BRASSARD, Michael; RITTER, Diane. O impulsionador da Memória II – um guia de bolso com ferramentas para melhoria continua. São Paulo: EPSE, 1994.

Planejamento e medição para a performance
SINK, Scott; TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Rio de Janeiro: QualityMark, 1993.

Ponha os Processos em primeiro lugar
HAMMER, Michael. Ponha os Processos em primeiro lugar in A Agenda – o que as Empresas devem fazer para dominar esta década. Rio de Janeiro: Campus, 2001, pág. 73 – 104, cap. 4.

Processo, que processo?
GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo: FGV, Out-dez / 2000, p. 8 – 19.

Redesenhando os Processos de Negócios in Competências críticas – dez novas idéias para revolucionar
BAND, William. Redesenhando os Processos de Negócios in Competências críticas – dez novas idéias para revolucionar a Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 39 – 62, cap. 2.

Reengenharia – revolucionando a Empresa em função dos clientes, da concorrência
HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia – revolucionando a Empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. São Paulo: Campus, 1994.

Reengenharia de processos – como inovar na Empresa através da tecnologia da informação
DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos – como inovar na Empresa através da tecnologia da informação. São Paulo: Campus, 1994.

Sincronismo organizacional – como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas
ROCHA, Paulo; ALBUQUERQUE, Alan. Sincronismo organizacional – como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006.

Sistemas, métodos e processos
CRUZ, Tadeu. Sistemas, métodos e processos. São Paulo: Atlas, 2003.

Sob um mesmo guarda chuva
HAMMER, Michael. Sob um mesmo guarda chuva. Revista HSM Management, número 34, Ano 6, Set – Out / 2002. São Paulo: HSM, 2002.

Técnicas para reestruturação dos processos de negócios
BARTON, Terence T. & MORAN, John W. & FILIPIAK, Michael H. Técnicas para reestruturação dos processos de negócios. São Paulo: IMAM, 1996.

TQC – Controle da Qualidade Total
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total. Belo Horizonte: FCO, 1992.

TQC – Gerenciamento da Rotina do trabalho do dia a dia
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Gerenciamento da Rotina do trabalho do dia a dia. Belo Horizonte: FCO, 1992.

Understanding and applying value – added assessment – eliminating business process waste
TRISCHLER, William E. Understanding and applying value – added assessment – eliminating business process waste. Milwaukee, Wiscosin: ASQC Quality Press, 1996.