MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS – DESENVOLVENDO UM PROJETO NA PRÁTICA

 

  1. OBJETIVOS

Apresentar as práticas mais adequadas de elaboração do layout de um CD, combinando eficiência nos processos de armazenagem e utilização adequada do espaço; ,

Aliar a abordagem teórica com atividades práticas para permitir um alto nível de aprendizado e uma maior facilidade para colocar em execução;

Apresentar as técnicas e ferramentas mais adequadas para obter aumento de eficiência e maximização da utilização do espaço físico.

2    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estrutura física de uma instalação de armazenagem.

Tipologia de estoques

Custos de manutenção de estoques.

Giro de estoques – conceito, forma de cálculo e aplicação

Curva ABC – conceito, elaboração e uso

Cargas – natureza das cargas e principais características

Fatores de influência no lay – 0ut.

Endereçamento de produtos no armazém

Definindo o lay out: Capacidade estática (praça útil, altura de empilhamento, fator de estiva)  e área útil de armazenagem – conceitos e forma de cálculos.

Práticas de armazenagem

Equipamentos de movimentação e armazenagem

Estruturas de armazenagem – tipos e fatores de seleção

 

3.     METODOLOGIA UTILIZADA

Apresentação teórica dos assuntos seguida de atividades de fixação.

A parte prática consistirá no desenvolvimento de um projeto de um armazém em equipes e, desta forma, cada tópico do conteúdo será contemplado por atividades práticas de fixação.

As atividades práticas correspondem a 70% da carga horária e são direcionadas para consolidar os conceitos, permitir esclarecer dúvidas e ampliar a troca de experiências.

 

4.    CARGA HORÁRIA, PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO.

 24 horas, das 08:30 – 17:30 h, dias 23/3, 30/3 e 06/4 no Salvador Express Praia Hotel (Rua Conde da Castanheira, 269 – Amaralina)

 

5,    TAXA DE INSCRIÇÃO

Lote 1: R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) para pagamento até 11/3

Lote 2 – R$ 275,000 (duzentos e setenta e cinco reais) para pagamento a partir de 12/3

 

6.   INSCRIÇÕES: www.sympla.com.br

 

7.    CANCELAMENTOS

De acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor o participante poderá cancelar sua inscrição e ter o valor devolvido, se o cancelamento ocorrer em até 7 (sete) dias após a data da inscrição.

O Curso só será realizado com um número mínimo de 20 (vinte) participantes. Se o número mínimo não for atingido faltando 7 (sete) dias para realização do evento, o cancelamento será efetivado, todos os inscritos serão comunicados e o valor da inscrição será devolvido.

8.    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  (71) 99673.2065

Material Fornecido: Apostila com slides, textos e bibliografia.

Incluso: Certificado de participação

 

9.     FACILITADORES

FERNANDO A. FERNANDEZ

Experiência profissional superior a 35 anos em empresas de médio e grande porte nas áreas de Gestão pela Qualidade, Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Gestão por Processos e Logística, atuando em segmentos diversificados tais como: alimentação, bebidas, construção civil, distribuição de alimentos, engenharia, educação profissional, energia elétrica, hotelaria, hospitalar, mecânica, operações portuárias, papel e celulose, produtos frigorificados, petroquímico, químico, transporte de cargas, telefonia, e varejo.

Nos últimos 22 anos teve atuação predominante como consultor nas áreas da Logística e Gestão de Suprimentos, Qualidade, Sistemas Integrados de Gestão, Medição de Desempenho com uso de Indicadores, e Planejamento Estratégico.

Atuação como Professor universitário, desde 1976, na UNIFACS, Área 1, Faculdade Rui Barbosa, Universidade Católica do Salvador – UCSal, FIB, FTC, Fundação Visconde de Cairu – FVC e SENAI / CIMATEC, em cursos de graduação e pós-graduação.

Graduado em Administração de Empresas pela UCSal, com Pós Graduação em: Metodologia do Ensino, Logística Empresarial e Gestão Ambiental. Mestre em Gestão Empresarial.

Lead Auditor pela Batalas Handley Walker (United Kingdon) e Co-autor do livro “Soluções Logísticas Aplicadas” (2007).

FREDERICO C. ANDRADE

Experiência superior a 30 anos exercendo cargos de liderança nas áreas de manutenção, transportes e logística em empresas de grande porte como Construtora Norberto Odebrecht, Souza Cruz e Bompreço Supermercados (nas gestões do Grupo Garantia, Bompreço, Royal Ahold e Wal Mart). Experiência de 11 anos no gerenciamento de Centros de Distribuição  de produtos perecíveis e cargas secas.

Participação no desenvolvimento e implantação de diversos projetos na área de logística de varejo voltados para a melhoria da eficiência na cadeia de abastecimento.

Professor universitário e Coordenador do Curso de Engenharia em Instituição de Ensino Superior de grande porte em Salvador.

Atuação como Consultor na área de Logística há mais de 15 anos.

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA, especialização em Logística Empresarial pela Estácio de Sá (RJ) e Mestrado em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano pela Fundação Visconde de Cairu (BA) cujo tema da pesquisa de dissertação foi “Aplicação do custeio ABC em Operadores Logísticos”.

Co-autor do livro “Soluções Logísticas Aplicadas” (2007)

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