Glossário V

Selecione por letra:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

Valor (Value)
O ponto em que um produto ou serviço alcança as necessidades ou os desejos do cliente, medido em termos de sua capacidade para comandar o preço a ele atribuído. É aquilo que o cliente acha justo pagar. Em Análise do Valor, valor é o menor custo atribuído a um produto ou serviço que deverá possuir a qualidade necessária para atingir a função desejada.
Valor Agregado (Added Value)
Termo em que cada função de produção ou distribuição dos produtos deve possuir valor agregado na forma de tempo de agregação ou utilidades de várias atividades. Em termos de manufatura, é o aumento real na utilidade de um item do ponto de vista do cliente à medida que uma peça é transformada de matéria-prima a produto acabado. É a contribuição de operações ou de uma fábrica para a utilidade final e valor de um produto do ponto de vista do cliente. Deve-se eliminar todas as atividades que não agreguem valor na produção e entrega de um produto ou serviço.
Valor Declarado (Declared Value)
Valor declarado da carga assumido pelo embarcador.
Valor do Serviço (Value of Service)
Na precipitação dos transportes é a prática de cobrar na base no qual o tráfego irá acontecer, de modo oposto à precificação de acordo com o custo de serviço para um produto específico.
Valor Econômico Agregado (Econômico Value Added – EVA)
Medição da verdadeira lucratividade de uma operação focalizado sobre o custo total dos ativos, custos de operação, inventário, entre outros.
Valor Total de Relacionamento (Total Value Relationship)
O relacionamento estabelecido por uma empresa compradora com uma vendedora atendendo a um produto ou serviço focalizado no relacionamento entre estas, buscando uma inovação nos produtos/serviços oferecidos. Geralmente está relacionado a duas empresas que estão alinhadas à junção de sua cadeia de abastecimento e estão competindo com outras empresas que também possuem um relacionamento muito estreito de cadeia de abastecimento. Onde estas empresas estão todas competindo pelos mesmos clientes.
Valorização do Estoque (Inventory Valuation)
Tratamento contábil dado ao valor do estoque com o propósito de determinar o custo dos produtos vendidos.
Value Added
Veja Valor Agregado
Value Added Activity
Veja Atividade de Valor Agregado
Value Added Ratio
Veja Índice de Valor Agregado
Value Chain
Veja Cadeia de Valor
Value of service
Veja Valor do Serviço
VAN
Value Added Network.
VAN – Value Added Network
Veja Rede de Valor Agregado
Vão (Slot)
Em um sistema de estocagem de palete, representa uma posição do palete. Em um sistema de separação, representa uma posição para uma única unidade de estoque.
Vão em Estrutura (Rack Unit Clearence)
Espaço disponível para movimentação das unidades estocadas em uma parteleira ou porta-palete.
Variable Cost
Veja Custo Variável
Variedade (Mix)
Possíveis diferentes composições ou combinações de produtos de uma oferta (linha de produtos), demanda ou carteira.
VDM
Sigla utilizada no transporte rodoviário, que significa Volume Diário Médio de Tráfego. É obtido pelo número do tráfego anual dividido por 365 dias.
Veículo Automaticamente Guiado (Automated Guided Vehicle – AGV)
Sistema de movimentação que encaminha materiais posicionando-os em destinos predeterminados, sem intervenção do operador.
Veículo Guiado a Laser (Laser Guided Vehicle – LGV)
Um tipo de AGV que é controlado por raio laser.
Velocidade do Estoque (Inventory Velocity)
A velocidade na qual os estoques movimentam-se em um ciclo definido, por exemplo, do recebimento para expedição.
Venda Bruta (Gross Sale)
Importância total faturada aos clientes durante o período contábil.
Venda Direta (Outlet)
Cliente direto ou indireto a distribuição.
Vendedor
Veja Fornecedor
Vendors and Contractors Network
Veja Rede de Subcontratados e Fornecedores
Vento de calda 
Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção da rota da aeronave.
Vento de proa
Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido oposto de direção da rota da aeronave.
Vento de través 
Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção para a lateral da aeronave, tanto em vôo de cruzeiro como para pouso/decolagem.
Verificação de Locação (Location Checking)
A verificação sistemática e física do estoque do armazém comparada com os registros de localização para assegurar as acuracidade das localizações.
Vertical Carousel
Veja Carrossel Vertical
Very Narrow Aisletruck
Veja Empilhadeira para corredor muito estreito
Vessel
Veja Embarcação
VFR 
Sigla usada na aviação para designar as regras de vôo visual.
Viagem de Mão Única (One Way Trip)
Movimento de uma carga do expedidor ao receptor
Viagem de Retorno (Backhauling)
Movimento de retorno de um meio de transporte que fornceu serviço de transporte em uma direção. A viagem de retorno pode ser com carga completa, parcial ou nula.
Vida de Prateleira (Shelf Life)
Tempo em que um item pode ser mantido em estoque antes de tornar-se inadequado ao uso.
Vida Econômica (Economic Life)
Perído de Tempo da aquisição e instalação até a retirada e disposição que o proprietário espera ter para determinado equipamento.
Vídeo Superstitial
São filmes publicitários (comerciais) feitos para serem exibidos pela Internet. Possuem maior tecnologia e recursos de maior interação com o usuário.
Virtual
Aquilo que não exsite fisicamente (não é tangível)
Virtual Centralization
Veja Centralização Virtual
Virtual Enterprise
Veja Empresa Virtual
Virtual Factory
Veja Fábrica Virtual
Virtual Inventory Network
Veja Rede de Estoque Virtual
Virtual Reality
Veja Realidade Virtual
Visual Management
Veja Gestão à Vista
VLC 
Veículo Leve de Carga.
VMC
Veículo Médio de Carga.
VMI – Vendor Managed Inventory
Política de Relacionamento adotada por empresas que visam estreitar seu relacionamento com fornecedores escolhidos estrategicamente. O objetivo é fazer com que os estoques dos distribuidores sejam gerenciados pelo fabricante a partis de um acordo com políticas e parâmetros definidos conjuntamente com os distribuidores.
VMI 
Vendor Managed Inventory ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, que é quando o fornecedor em parceria com o cliente, repõe de forma contínua o estoque do cliente, baseado em informações eletrônicas recebidas.
VMP – Vendor Managed Purchase
Veja Compra Gerenciada pelo Fornecedor
Volume para Expansão (Ullage)
Espaço livre entre um líquido contido em um tambor ou tanque, expresso como porcentagem da capacidade total. Este volume geralmente é usado para deixar espaço para possível expansão do líquido.
Vorland
Significa o maior ou menor afastamento de um porto em relação às principais rotas de navegação ou sua área de abrangência marítima e, igualmente, influência a escolha do armador.
VU 
Sigla utilizada no transporte aéreo, que significa a velocidade que a aeronave atinge e não pode mais desistir de decolar. A partir desta velocidade, que varia de acordo com cada tipo de aeronave, a desistência de alçar vôo, poderá significar acidentes ou maiores riscos, pois os comandos (freios, reversos, flape) podem não serem suficientes para parar com segurança.
VUC – Veículo Urbano de Cargas
Caminhão de pequeno porte cujas dimensões, tipos e características de abertura de portas são adequadas para a distribuição em zonas de máximas restrições ao tráfego nos grandes centros.
VUC 
Veículo Urbano de Carga.