PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1 – OBJETIVO

Apresentar a metodologia de construção e execução de um Planejamento Estratégico para ser implantada na Empresa, de modo a torná-la mais competitiva e apta a lidar com as incertezas ambientais.

Mostrar, de forma prática e com exemplos, as ferramentas que podem ajudar a tornar o Planejamento Estratégico mais consistente.    

2 – PUBLICO ALVO

 Analistas de Planejamento, pessoal envolvido com atividades de planejamento das diversas áreas da Empresa, Coordenadores e Gestores das diversas área da Empresa  que busquem conhecimento detalhado sobre planejamento estratégico.

3 – CONTEUDO PROGRAMÁTICO

O ambiente (externo e interno) mutante e sua influência no desempenho da  Empresa.

Ambiente estratégico

A Empresa e a prontidão para mudança

O contexto do Planejamento Estratégico (PE)

Avaliação estratégica e o PE

O que é estratégia? Características das Estratégias

Etapas para obter Vantagem Estratégica e conexão com a Gestão estratégica

Estratégias competitivas genéricas

Estruturando o PE e “Roteiro” para desenvolver o PE

Análise de Cenários – o que é? Importância para o PE e formas de executar

Análise SWOT (pontos fortes e pontos fracos)

Definindo negócio, missão e visão – Por que é importante?

Análise de Concorrentes

Fatores Críticos de Sucesso (FCS)

A Matriz de 5 Forças de Porter e sua aplicação no PE

A matriz BCG e sua influência na estratégia para produtos

Desenvolvendo o PE (estabelecendo Objetivos, Metas e Planos)

Alinhamento Estratégico

Inserindo o Balanced Score Card (BSC) no PE

O “Mapa da Mina” do PE

Por que usar “Planos Contingenciais”?

Acompanhamento e Avaliação do desempenho do PE

Dicas para o sucesso do PE

Casos práticos e simulações relacionadas com PE

4 – CARGA HORÁRIA: 16 (dezesseis) h / aula, em 2 dias, das 08:00 – 17:00 h

5 – INFORMAÇÕES ADICIONAIS

(71) 99673.2065 ou inscricoes@logfacilba.com.br

Material Fornecido: Apostila com slides, textos e bibliografia.
Incluso: Certificado de participação / Coffee-break