Custos Logísticos – uma visão gerencial

Resumo: Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off). O maior obstáculo é que cada vez mais os clientes estão exigindo melhores níveis de serviço, mas ao mesmo tempo, não estão dispostos a pagar mais por isso. O preço está passando a ser um qualificador, e o nível de serviço um diferenciador perante o mercado. Assim, a logística ganha a responsabilidade de agregar valor ao produto através do serviço por ela oferecido. Diante desta sofisticação da estrutura logística, surge uma grande dúvida: Qual o impacto da melhoria do nível de serviço nos custos da empresa? E qual o efeito na sua rentabilidade?

Autor: LIMA, Mauricio

Download

Post

Custos Logísticos na distribuição ao varejo

Resumo: Atualmente, toda a filosofia de reposição de mercadorias na cadeia de suprimentos está direcionada para ganhos significativos com a redução de estoques, além da melhoria no fluxo financeiro, tendo em vista que, com a reposição mais fracionada, o pagamento ficou escalonado. Caso não haja uma análise detalhada nos custos de armazenagem, movimentação e transportes, esse modelo de gerenciamento da cadeia de abastecimento de mercadorias, em que o processo das informações é realizado via sistemas informatizados, pode trazer aumentos de custos operacionais ou, até mesmo, alguns prejuízos na gestão de fluxo de mercadorias na cadeia de suprimentos.  Este artigo chama a atenção para a necessidade de avaliar o trade off entre os custos logísticos antes da tomada de decisão para reduzir um dos custos isoladamente.
Autor: LOPEZ, Romão Del Cura

Download

Post

Fortes pressões sobre os custos em 2015

Resumo: A economia brasileira não passa por um bom momento neste ano de 2015. Essa é uma afirmação fácil de comprovar observando os dados econômicos divulgados diariamente. Contudo, a atual situação não pode ser considerada uma surpresa, pois 2014 já não foi um ano dos melhores e já se ouvia de alguns empresários do setor de transporte que, em 2015, o setor iria sentir saudades de 2014.
Autor: Valdivia, Antonio Lara, Neto

Download

Post

VISÃO GERAL DE FRETES BRASIL 2016

Os custos logísticos  representam 12,73% da receita das Empresas brasileiras. Dentre os custos logísticos o custo de transporte é o de maior representatividade com cerca de 35% do custo logístico total.

CLIQUE AQUI e você terá acesso a pesquisa “VISÃO GERAL DE FRETES BRASIL  2016”  elaborada pela GKO + RC SOLLIS .