Contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial

Resumo: Independentemente do tamanho e do setor em que está inserida, uma empresa é o reflexo das decisões do seu gestor. A base de sustentação de um sistema de decisão é a informação, que deve ser bem preparada e difundida para todos os interessados. Um sistema de informação construído por indicadores fidedignos certamente contribui para um gerenciamento eficaz e impulsiona a empresa a ser uma boa competidora, com estrutura para ofertar produtos e/ou serviços, satisfazendo às necessidades do mercado enquanto remunera o capital. Este artigo tem o propósito de contribuir para a percepção da necessidade do uso de indicadores como elemento fundamental do gerenciamento e indica caminhos para a construção de sistemas de indicadores, além de sinalizar as armadilhas que devem ser evitadas.
Autor: FERNANDES, Djair Roberto

Download

Post

Indicadores de desempenho e ferramentas quantitativas no planejamento da distribuição – um estudo de caso

Resumo: As decisões de transporte constituem um dos principais aspectos do planejamento logístico, devido à sua grande importância para a operação e ao seu forte impacto no custo total. Os gestores devem, portanto, ater-se a uma série de características do negócio e da estrutura viária disponível, a fim de assegurar uma boa aderência das decisões de transporte aos objetivos da empresa. A partir destas características, é possível definir uma metodologia para o planejamento do transporte, observando-se não apenas sua importância relativa, mas também o horizonte de tempo relacionado a cada uma delas.
Autor: WANKE, Peter; GOMES, Antonio Vinicius P.; GONÇALVES, Gabriel

Download

Post

Indicadores de Medição para o sistema de produção enxuto

Resumo: No início do século XXI, é notório que uma série de paradigmas industriais está sendo revista e alterada pelas empresas e universidades. Entre as mudanças mais importantes destaca-se o processo de transição da produção em massa para a produção enxuta. A literatura específica da área de gestão de operações demonstra que existem diferenças significativas nesses métodos de produção. Uma das diferenças é o tipo de indicador de desempenho (ID) que é utilizado pelos gerentes de manufatura para avaliar os processos operacionais das fábricas. Porém, nota-se que existem poucas informações sobre como desenvolver os ID’s no sistema de produção enxuto. Considerando essa questão, o objetivo deste estudo é discutir o processo de desenvolvimento e implantação dos ID’s nesse sistema de produção. Apresentar-se-á de forma conclusiva um conjunto de indicadores de desempenho utilizados por empresas do setor agrícola que implantaram os conceitos desse novo sistema de manufatura e algumas considerações sobre os ID’s utilizados na produção enxuta.
Autor: CARDOZA, Edson; CARPINETTI, Luiz Ribeiro

Download

Post