6 Etapas Criticas para você integrar Riscos e Qualidade

RESUMO: Todas as atividades de uma organização envolvem riscos e, consequentemente, a incerteza se seus objetivos serão atingidos ou não. Dessa forma, é fundamental que as empresas identifiquem esses riscos, analisem e tratem de forma adequada, assegurando a sustentabilidade do empreendimento no mercado. O Gerenciamento de Riscos, associado com a Gestão da Qualidade, proporciona às organizações o caminho que garante uma maior segurança no atendimento de seus objetivos estratégicos e requisitos dos clientes.

AUTOR: Ivo Rogério Queiroz

Download

Análise de Risco e a Classificação de Fornecedores em uma cadeia de suprimentos

Resumo: O objetivo deste artigo foi descrever o processo de avaliação de risco e classificação de fornecedores da cadeia de suprimentos de uma empresa montadora de equipamentos mecânicos. O método de pesquisa foi a modelagem qualitativa. O processo de avaliação dos fornecedores é baseado em julgamento de especialistas da empresa focal e considera quatro construtos: impacto do fornecedor nos resultados da cadeia; complexidade na gestão do fornecedor; dependências entre fornecedor e empresa; e saúde financeira do fornecedor. Com os quatro construtos foram construídas três matrizes: impacto x complexidade; impacto x dependência; e impacto x saúde financeira. Para exemplificar o método, seis fornecedores foram avaliados. Quatro dos seis fornecedores foram diagnosticados como em situação de risco e ações de correção foram sugeridas pela empresa. Em um deles, a situação evoluiu favoravelmente em todos os aspectos. Em dois, houve alguma evolução, mas ainda insuficiente. E em um fornecedor, não houve resultado positivo e o mesmo foi excluído da cadeia
Autor: SELLITTO, Miguel A; LAZZAROTTO, Bruna O.; LONGHI, Alexsander; BORCHARDT, Miriam; PEREIRA, Giancarlo

Download

Post

Estruturando um Plano de Contingências na Logística

Resumo: O ambiente volátil e mutante obriga as Empresas a desenvolverem a habilidade de identificar riscos e elaborar Planos de Contingências para os riscos significativos e mais prováveis de ocorrerem. A definição de uma metodologia para identificar riscos, avaliar cada risco, conceber uma matriz de probabilidade x impacto, definir ações e recursos para lidar  com as contingências que eventualmente venham a ocorrer são fundamentais para manter a continuidade operacional da Empresa.

Autores: FERNANDEZ, Fernando A.: QUEIROZ, Ivo Rogerio.   Continue Lendo

Post

Modelo para gestão dos riscos da qualidade com fornecedores

Resumo: Desenvolveu-se um método prático que tem por objetivo estabelecer um caminho para priorização da alocação de recursos da gestão da qualidade de fornecedores, baseado no nível de risco apresentados por estes.
Autor: RAMOS, Marcos Valerio; PERES Jr., Alceu Spencer

Download

Post

O aumento da eficácia do Gerenciamento de Risco na gestão das Cadeias de Suprimentos

Resumo:  As cadeias de suprimentos hoje estão muito mais complexas e com fluxos de produtos, dinheiro e informações muito maiores que há alguns anos. A ruptura operacional de uma dessas cadeias, mesmo que por curtos intervalos, geram prejuízos e demandam esforços significativos até seu adequado restabelecimento. Prever e antecipar problemas desta natureza é o papel do gerenciamento de riscos. Este artigo apresenta importantes ferramentas e conceitos que auxiliam neste gerenciamento: plano de continuidade de negócios, incident response e resiliência.

Autores: ARRUDA, Luiz Antonio de Arruda;  LIMA JUNIOR, Orlando Fontes

Continue Lendo

Post

Planos de Contingência e Controle de Risco na Logística

Resumo: Entende-se por contingência a possibilidade de que alguma coisa aconteça ou… não. Qualquer eventualidade ou possibilidade de que alguma situação ocorra. Ou não. Ou seja, uma situação que pode ser que sim, mas também pode ser que não. A questão é que, se ocorrer, pode se transformar num grande transtorno ou problema o que, numa empresa, pode custar um dia de produção, um contrato, uma multa milionária, um cliente. E isso já vale a preocupação e preparação de um plano de contingência e controle de risco na logística.
Autor: KISCHELEWSKI, Karin

Download

Post

Risk of failure

Resumo:  We never used to think that much about risk in supply chains.  Those were the days when most manufacturing was domestic or products were purchased from one or two international factories that we monitored closely. But oh, have things changed! Now risk management is an important function within most supply chain organizations.  Global supply chains have become longer, stretching worldwide; and with every stretched link comes the potential for a weak spot and additional risk of failure.

Autor: COATES, Rosemary

Download

Post